Sede Administrativa da Igreja Adventista do Sétimo Dia - Nordeste

Blog

Lição de PG nº 26 - 29 de junho - Dicas que cabem no seu bolso

DICAS QUE CABEM NO SEU BOLSO “Não digas, pois, no teu coração: a minha força e o poder do meu braço me adquiriram estas riquezas. Antes, te lembrarás do Senhor, teu Deus, porque Ele que te dá força para adquirires riquezas” Deuteronômio 8:17-18 Uma vez que Deus é o dono de tudo e dEle vem […]


  • Compartilhar:

DICAS QUE CABEM NO SEU BOLSO

“Não digas, pois, no teu coração: a minha força e o poder do meu braço me adquiriram estas riquezas. Antes, te lembrarás do Senhor, teu Deus, porque Ele que te dá força para adquirires riquezas” Deuteronômio 8:17-18

Uma vez que Deus é o dono de tudo e dEle vem a força para adquirir nossos rendimentos e obter o sustento, necessitamos estar atentos quanto ao uso que fazemos desses recursos.

Tenho usado corretamente os meus recursos? Sou um consumista compulsivo? Preciso praticar melhor a economia?

Esses questionamentos precisam mais do que nunca ser objeto de nosso cuidado. Se você percebe que precisa ser um pouco mais cuidadoso em praticar a economia,
vamos lá! Aí vão algumas dicas que cabem no seu
bolso:

Desejo X Necessidade

O primeiro passo para quem busca praticar a economia é determinar se aquilo que estou pensando em gastar meu dinheiro é apenas um desejo ou uma necessidade. Quem não sabe se controlar é tão sem defesa como uma cidade sem muralhas. Prov. 25:28

O resultado dessa análise nos ajudará a não gastar desnecessariamente. Além disso, antes de comprar algo, precisamos saber se, realmente, temos condições financeiras para realizar esse desejo. Se tenho, tudo bem. Se não tenho, não devo comprar. É simples!

Não temos dúvidas de que se você colocar essa dica no seu bolso na próxima vez que for ao shopping ou ao supermercado, você voltará com a consciência mais tranquila e o mais importante, em paz com a sua saúde financeira. Você estará começando a praticar a economia. Vale a pena tentar!

Vida simples X Ostentação

Cada vez mais os grandes especialistas no marketing estão investindo em nos fazer pensar que aquela marca ou outra, nos colocará numa posição de destaque na sociedade. Você já comprou alguma vez simplesmente pela marca? Não vamos aqui falar de qualidade. Qualidade e marca são duas coisas bem diferentes. O perigo é que você comece a escolher pela marca e não pela qualidade.

Sofremos uma pressão social para viver a ostentação, para termos valor diante da sociedade, mesmo que isso represente viver afundado em dívidas. Não seja vítima de um mundo capitalista que não se importa com a sua felicidade. Viva de acordo com seu orçamento. É melhor ter uma vida simples, sem ostentação, do que ostentar aquilo que você não é e não tem. Essa não é uma atitude inteligente e trará muitos problemas.

Na próxima vez que for às compras, lembre: “A melhor marca é aquela que cabe no meu bolso”. Não ameis o mundo, nem o que há no mundo. I João 2:15

Pratique a Economia

Compre com sabedoria. Não se deixe levar pela emoção. Antes de comprar analise bem. Comprar movido pela emoção pode até lhe fazer bem por algumas horas ou dias. Contudo, você vai lembrar das vezes que comprou pela emoção e depois a única coisa que restou foi
o remorso da fatura parcelada em “suaves” prestações.

Faça uma lista das coisas que deseja comprar. Já disse alguém: “quem não sabe onde quer chegar, para em qualquer lugar”. Saia de casa sabendo o que quer e o que necessita. Quando desejamos praticar a economia não podemos deixar que os outros digam do que necessitamos.
Fazer uma lista de compras ajudará a comprar aquilo que realmente necessitamos.

Tenham um orçamento. Muitos de nós não sabemos nem quanto gastamos, nem quanto temos para pagar. Tome uma decisão hoje mesmo de ter um orçamento. Orçamento se parece um pouco com a lei de Deus. Ele não nos salva, mas ajuda a mostrar onde erramos. Esta é uma dica simples e cabe em qualquer bolso.

Que tal você começar hoje mudar a sua vida financeira? A maior de todas as dicas é esta: antes de qualquer decisão, ore a Deus pedindo a Ele sabedoria para fazer as melhores escolhas. Essa dica cabe bem no seu bolso e, ainda mais, no seu coração.

Considera o que digo, porque o Senhor te dará entendimento em tudo. 2 Timóteo 2:7.

PARA DISCUTIR

1. Como a maneira como eu lido com o dinheiro demonstra a minha relação com Deus?
2. Como posso ajudar alguém que está com problemas financeiros?
3. A minha fidelidade a Deus no que se refere ao uso do dinheiro afeta o cumprimento da missão? De que forma?

"Cuidai dos centavos – Não gasteis vossos centavos e reais na aquisição de coisas desnecessárias. Podeis pensar que essas pequenas importâncias nada representarão muito... Deus... gostaria que praticassem a economia em tudo, e nada desperdiçassem”." (EGW, O Lar Adventista, p. 383:2)

Versos estudados nesta lição:
1. Prov. 25:28; 2. 2 Timóteo 2:7; 3. Deut. 8:17,18; 4. 1 João 2:15

AUTOR: Pr. Aragonez Fernandes da Silva
Distrital Associação Cearense