Sede Administrativa da Igreja Adventista do Sétimo Dia - Nordeste

Blog

Lição de PG nº 26 | 28/06 | Um lugar de refúgio

"Deus é o nosso refúgio e fortaleza, socorro bem presente na angústia." Salmo 46:1 A transitoriedade humana norteia naturalmente o nosso estilo de vida. A certeza de que tudo passa e muda é refletido em nossas relações e decisões, que não são como refúgio e sim, como um rio corrente. Nossas promessas não são garantidas, […]


  • Compartilhar:

"Deus é o nosso refúgio e fortaleza, socorro bem presente na angústia." Salmo 46:1

A transitoriedade humana norteia naturalmente o nosso estilo de vida. A certeza de que tudo passa e muda é refletido em nossas relações e decisões, que não são como refúgio e sim, como um rio corrente. Nossas promessas não são garantidas, nossas palavras levadas ao vento do impulso de um temperamento que nos define a cada momento como seres não confiáveis.

Diante disso, todos são decepcionáveis, independentemente de sua posição, credo, raça, situação econômica ou intelectual. A Bíblia está repleta de descrições nas quais as personagens e biografias bíblicas falharam em suas promessas. Sabemos o quanto dói depositar a confiança em alguém que te trai, sendo desleal com você. Uma estória bem infantil, nos traz um exemplo sobre isso. A rã sempre rejeitava conduzir o escorpião as costas para atravessar o rio, por razões óbvias, ele era venenoso. Um dia, a rã cedeu ao argumento do escorpião, que se ele a picasse na travessia, ambos morreriam.

Na travessia, o esperado aconteceu. No meio do rio, ao receber o veneno, a rã perguntou: “Por que você fez isso?” O escorpião respondeu: “É a minha natureza”. A ingenuidade humana torna a família, o líder, a igreja e os amigos como refúgio. Todos são decepcionáveis e passivos de deslealdades inexplicáveis.

O salmista inicia o salmo 46 apresentando a melhor escolha: “Deus é o nosso refúgio”. Deus é o único que não nos decepcionará, porque Ele é imutável em seu sentimento e ação (Mal. 4:2). Em todas as circunstâncias, principalmente na angústia, Ele será um socorro bem presente nas nossas tribulações. Essa escolha é sucedida de uma justificativa dos versos 2 e 3. O Salmista não escolhe seres humanos como exemplos pela sua fragilidade e transitoriedade mas, elementos da natureza, inferindo que mesmo que a terra se mude, os montes se projetem, as águas rujam, o controle está com Deus. A presença de Deus nos tranquiliza e nos faz aquietar, porque Ele é Deus. (Salmo 46:10). Diante das antíteses da vida que advém dos que não podem ser nosso refúgio, Deus é evidenciado como nosso único e inabalável refúgio.

PARA DISCUTIR:

  1.      Quando temos o senhor como refúgio, ainda sofremos?

2.         Ja conheceu alguém que desistiu de cristo por causa de algum sofrimento?

Quando o nosso olhar, anseios e expectativas estão firmados em Cristo, não teremos mais padrões e referenciais humanos, seremos imunes a decepção e falha.  O perdão, a tolerância e o amor incondicional comporão nosso estilo de vida. Seremos diferentes e não desistiremos de Cristo nem do seu caminho por causa da falha e queda de alguém que admirávamos. 

PRA NÃO ESQUECER

Refúgio é o lugar ou alguém para quem nos atiramos, depois de sermos afetados.

Pr. José Orlando - Ministério Jovem ACE