Sede Administrativa da Igreja Adventista do Sétimo Dia - Nordeste

Blog

Lição de PG nº 26 |26/06|Guarda o que tens

 TEXTO BÍBLICO “Venho sem demora; guarde o que tens, para que ninguém tome sua coroa”   - Apocalipse 3:11 A nossa vida se apega no que valorizamos e em que nos ancoramos. Nosso momento atual, traz nas entrelinhas que nosso galardão está aqui. A afirmação de Cristo: “Venho sem demora”, impacta completamente o nosso estilo de […]


  • Compartilhar:

 TEXTO BÍBLICO

“Venho sem demora; guarde o que tens, para que ninguém tome sua coroa”   - Apocalipse 3:11

A nossa vida se apega no que valorizamos e em que nos ancoramos. Nosso momento atual, traz nas entrelinhas que nosso galardão está aqui. A afirmação de Cristo: “Venho sem demora”, impacta completamente o nosso estilo de vida. Se ela não mudar nossa maneira de pensar e agir, essa crença será meramente nominal e cognitiva. Será apenas uma declaração sem efeito em nossas ações. Se, verdadeiramente, acreditarmos de todo o coração que Ele está vindo, desvalorizaríamos o que temos valorizado, e valorizaríamos o que temos desvalorizado. Nosso senso de valor sofreria drásticas alterações. Nossa conduta reflete a quem aguardamos. Ser adventista não se define pelo que diz crer, mas pelo estilo de vida adotado, enquanto Ele não vem. Esse estilo de vida é fruto do que apenas o Espírito Santo pode fazer por nós e assegura a nossa coroa, do grego stephanos, uma guirlanda de vitória.

A vitória em Cristo é diária. Não iremos ao Teólogo para saber o caminho; não iremos a filósofo para conhecer a verdade; não iremos ao médico para ter vida, iremos a Jesus que “é o caminho, a verdade e a vida” (João 14:6). E, de seus lábios ouviremos as palavras consoladoras: “Virei outra vez”. O termômetro da crença genuína da volta de Jesus, é visto pelo nosso estilo de vida. Como vivemos, com quem nos relacionamos e onde estamos, revela a intensidade qualificadora da nossa crença na volta de Jesus. Embora a volta de Cristo é destacada na Bíblia pela frequência de sua menção, é na nossa vida e escolhas diárias que revelamos como está a frequência do nosso coração em relação à essa promessa. 

PAUSA PARA DISCUSSÃO

1. Quais os sinais ou atitudes em nossa vida refletem e indicam se estamos ou não crendo que Jesus vai voltar?

2. Por que o que temos valorizado define o que, de fato, queremos?

3. Como se preserva a fé em Jesus e no que dEle receberemos, diante de uma atualidade tão secularizada?

Alguns permitiram que a fé na volta de Cristo adormecesse e morresse nos seus corações. O valor dado ao mundo é um forte indício do secularismo, presente e central, dos que não mais vivem contemplando o céu como seu eterno lar.  A terra tem sido o objeto de sua contínua atenção, pelo seu tempo e esforços canalizados, como se aqui fossemos viver para todo o sempre. Todavia, os que amam a “bem-aventurada promessa” viverão a partir dela. “Alegrai-vos e exultai-vos, porque o grande dia do Senhor está perto[...] e se apressa muito a voz do dia do Senhor” (Sofonias 1:14).  Que essa atualidade que nos envolve, não esfrie nossa fé nessa bem-aventurada esperança.

PARA REFLETIR

“A VOLTA DE CRISTO É BREVE, PORQUE A NOSSA VIDA É CURTA”
JOSÉ ORLANDO SILVA