Sede Administrativa da Igreja Adventista do Sétimo Dia - Nordeste

Blog

Lição de PG nº 25 |19/06| A melhor decisão

TEXTO BÍBLICO “Deus é nosso refúgio...”  - Salmo 46:1 O homem contemporâneo tem os seus refúgios. Um refúgio é o lugar de proteção. Quando tudo dá errado é para esse refúgio que o homem se escora. A transitoriedade humana, reflete em quem nos tornamos. A certeza de que tudo passa e muda é refletida em […]


  • Compartilhar:

TEXTO BÍBLICO

“Deus é nosso refúgio...”  - Salmo 46:1

O homem contemporâneo tem os seus refúgios. Um refúgio é o lugar de proteção. Quando tudo dá errado é para esse refúgio que o homem se escora. A transitoriedade humana, reflete em quem nos tornamos. A certeza de que tudo passa e muda é refletida em nossas relações e decisões que não são como refúgio e sim, como um rio corrente. Nossas promessas não são garantidas, nossas palavras levadas ao vento do impulso de um temperamento que nos define a cada momento como seres não confiáveis. Diante disso, todos são decepcionáveis, independentemente de sua posição, credo, raça, situação econômica ou intelectual. A Bíblia está repleta de descrições onde os personagens e biografias bíblicas falharam em suas promessas.

Sabemos o quanto dói depositar a confiança em alguém que te trai, sendo desleal com você. Uma estória bem infantil, nos traz um exemplo sobre isso. A rã sempre rejeitava conduzir o escorpião as costas para atravessar o rio, por razões óbvias, o escorpião era venenoso. Um dia, cedeu sobre o argumento do escorpião que, se ele picasse a rã na travessia, ele também morreria. Na travessia, o esperado aconteceu; no meio do rio, o escorpião picou a rã. Ao receber o veneno a rã perguntou: “Por que você fez isso?” O escorpião respondeu: “É a minha natureza”. A ingenuidade humana torna a família, o líder, a igreja e os amigos como refúgio. Todos são decepcionáveis e passivos de deslealdades inexplicáveis.

O salmista inicia o salmo 46 apresentando a melhor decisão: “Deus é o nosso refúgio”. Deus é o único que não nos decepcionará, porque Ele é imutável em seu sentimento e ação (Malaquias 4:2). Em todas as circunstâncias, principalmente na angústia, Ele será um socorro bem presente nas nossas tribulações. Essa escolha é sucedida de uma justificativa dos versos 2 e 3. O salmista não escolhe seres humanos como exemplos pela sua fragilidade e transitoriedade, mas elementos da natureza, inferindo que mesmo que a terra se mude, os montes se projetem, as águas rujam, o controle está com Deus. A presença de Deus nos tranquiliza e nos faz aquietar, porque Ele é Deus (Salmos 46:10). Diante das antíteses da vida que advêm dos que não podem ser nosso refúgio, Deus é evidenciado como nosso único e inabalável refúgio. Deus não é regido pelas circunstâncias, nem muda os Seus sentimentos pela mudança do nosso comportamento.

PAUSA PARA DISCUSSÃO

1. Quando escolhemos a Deus como nosso refúgio, em que sentido definimos nosso destino?

2. Por que a escolha do nosso refúgio será determinante para nossa salvação ou perdição?

3. Por que somos tão propensos a escolher refúgios que são tão decepcionáveis?

Quando o nosso olhar, anseios e expectativas estão firmados em Cristo não teremos mais padrões e referenciais humanos imunes a decepção e falha. O perdão, a tolerância e o amor incondicional comporão nossa esperança, e seremos diferentes, estando protegidos da desistência de Cristo e Seu caminho por causa da falha e queda de alguém que admirávamos, porque nosso refúgio será o nosso Deus. E essa será sempre a nossa melhor decisão.

PARA REFLETIR

“REFÚGIO É O LUGAR OU ALGUÉM PARA QUEM NOS ATIRAMOS, DEPOIS DE SERMOS AFETADOS” Anônimo