Sede Administrativa da Igreja Adventista do Sétimo Dia - Nordeste

Blog

Lição de PG nº 24 | 14/06 |Number one

"Busquem, pois, em primeiro lugar o Reino de Deus e a sua justiça, e todas essas coisas lhes serão acrescentadas." Mateus 6:33 A primazia determina a importância. Com Deus, ela define o destino da nossa vida e estabelece o nosso estilo de vida. É uma escolha que fazemos todos os dias, a cada instante. Neste […]


  • Compartilhar:

"Busquem, pois, em primeiro lugar o Reino de Deus e a sua justiça, e todas essas coisas lhes serão acrescentadas." Mateus 6:33

A primazia determina a importância. Com Deus, ela define o destino da nossa vida e estabelece o nosso estilo de vida. É uma escolha que fazemos todos os dias, a cada instante. Neste texto, cuja narrativa engloba ainda o amplo sermão do monte, o ápice da vida consiste em se priorizaremos as coisas ou a Deus.  “As coisas” podem soar como genérico e vago, mas nos versos anteriores, 25 a 31 do capítulo 6 de Mateus, as “coisas” são relacionadas ao comer, ao beber e ao vestir. Tudo deságua aqui.  Buscar a vida, engloba necessidades como comer, vestir e beber, e essa busca sem Cristo, tornar-se-á um ato vão e sem sentido.

A lição a ser apreendida é que Deus pode e vai nos sustentar, se o buscarmos aem primeiro lugar. Essa primazia aponta para ação do coração. Se essa busca não estiver focada em Cristo, encontraremos inevitável angústia e frustração, levando-nos a uma ansiedade obsessiva.

Deus é o nosso proprietário, tudo o que somos e temos provém dEle. Ao nos submetermos à sua providência, estaremos sendo fiéis mordomos. A fidelidade não está associada apenas ao cuidado do que não é nosso, analisando a etimologia da palavra mordomia, mas a submissão e confiança incondicional do Senhorio de Cristo em nossa vida. Exerceremos uma visão reducionista se experimentarmos a mordomia apenas na esfera do que ganhamos ou recebemos. Essa visão é transacional, pois será limitada a questões financeiras. Por isso, Cristo afirmou em uma síntese extraordinária: “Onde está o seu tesouro, ali está o seu coração”. (João 6:19).  A vida cristã não se restringe a lista de faça e não faça. A verdadeira mordomia não começa na sua carteira, mas no calvário e em nosso coração. Portanto, ela é transformacional e holística, alcançando nosso estilo de vida e nossa situação financeira. Nosso valor não é medido pelo que fazemos, mas por quem nos tornamos (somos) a partir de Cristo. 

PARA DISCUTIR

  1. Como podemos identificar através do estilo de vida, em que ou em quem, temos exercido nossa primazia?

2.  Qual a relação da Mordomia com o senhorio de Cristo?

Em uma visão coerente e bíblica, mordomia é o estilo de vida de alguém que aceita o senhorio de Cristo, andando em parceria com Deus, vivendo como agente e administrador dos negócios dEle na terra. Como discípulos de Cristo, nossa luta diária é deixar que o Espírito Santo transforme nosso coração.  Somente uma visão bíblica do Cristianismo pode conduzir-nos de volta a um estilo de vida essencialmente cristã.

PRA NÃO ESQUECER

A nossa ansiedade revela em quem temos posto nossa prioridade.