Sede Administrativa da Igreja Adventista do Sétimo Dia - Nordeste

Blog

Lição de PG nº 23 |07/06| Tudo pode comigo

TEXTO BÍBLICO: "Eu sou a videira; vocês são os ramos. Se alguém permanecer em mim e eu nele, esse dá muito fruto; pois sem mim vocês não podem fazer coisa alguma." João 15:5 Uma das declarações mais enfáticas de Cristo encontra-se no final do versículo cinco do capítulo quinze do evangelho de João: “Sem mim […]


  • Compartilhar:

TEXTO BÍBLICO:

"Eu sou a videira; vocês são os ramos. Se alguém permanecer em mim e eu nele, esse dá muito fruto; pois sem mim vocês não podem fazer coisa alguma." João 15:5

Uma das declarações mais enfáticas de Cristo encontra-se no final do versículo cinco do capítulo quinze do evangelho de João: “Sem mim Nada podeis fazer”.  Aqui há uma declaração de ligação e permanência, quando é afirmado “sem mim”. Isso significa que podemos alcançar “tudo” aos olhos humanos, mas sem Cristo esse “tudo” será nada. A sentença contrária também se evidencia como verdadeira. Ela é usada pelo apóstolo Paulo quando afirma o mesmo de forma contrária: “Tudo posso naquele que me fortalece” (Fil 4:13).

Com essa afirmação o apóstolo se dirigia a três destinatários que confiavam na sua sabedoria, força e etnia. Os gregos se consideravam detentores do saber, sua cultura era tão influente que, mesmo depois de serem capturados e derrotados pelos romanos, prevaleceu em todo o ocidente, essa influência é conhecida como Helenismo. Os romanos achavam que eram tudo, baseados em sua força, pelo seu exército insaciável e pelas conquistas que possuíam. Já os Judeus consideravam-se superiores pela usa etnia. Essa atitude é vista na relutância em aceitar os gentios como seu povo em Cristo.

Nas epístolas Paulinas é vista a descrição dessa relutância.

Hoje não tem sido diferente com aqueles que recusam o senhorio de Cristo em suas vidas. Alguns acham-se cultos e acadêmicos demais, partem para o caminho da sincera ignorância de sua sabedoria, e baseiam-se em seu racionalismo ditatorial. Querem medir a Deus pela sua razão, impulsionados por uma soberba insana. Outros sentem-se fortes e protegidos pelo que conquistam por intermédio do que tem. Seu poderio materialista dão a eles uma sensação de onipotência. Há ainda alguns que orgulham-se de sua origem e sobrenome que carregam. Confiam em sua influência a partir da igreja, crença, amigos ou família a que pertencem. Aqui estão os principais estilos de vida que compõem as mentes secularizadas de hoje. Tornam-se, com esse perfil, a personificação do “Nada” pensando que são “Tudo”. Porque o tudo sem Deus é nada, e o nada com Deus é Tudo. Você já pensou que o nada é concreto? Porque se fosse abstrato deixaria de ser nada. Sem Cristo, nós somos o “Nada”. Ter essa visão nos leva a compreensão do que significa ser perfeito aos olhos dEle. A revolução do evangelho é que 100% sem Deus é nada, e 0% com Deus é tudo. Lutero resume a justificação pela fé quando afirma: “Tu És a minha Justiça, e Eu teu pecado”.

PARA DISCUTIR

  1. Qual o impacto que essa declaração traz a sua vida?

2. E como essa compreensão reflete em seu estilo de vida?

Essa compreensão nos recolhe a insignificância, e nos impulsiona a Cristo. Caso não nos direcionemos a Cristo, seremos conduzidos ao caos de uma crise existencial. Assim como o ramo só será ramo estando na videira, só teremos valor e sentido na vida em Cristo.

PRA NÃO ESQUECER

Sem Cristo seremos sempre um "nada" disfarçado de "tudo", e uma hipocrisia ambulante.

Pr. José Orlando - Ministério Jovem - ACe