Sede Administrativa da Igreja Adventista do Sétimo Dia - Nordeste

Blog

Lição de PG nº 23 |05/06|Não olhe para trás

TEXTO BIBLICO  “Lembrai-vos da Mulher de Ló”  -  Lucas 17:32 Essa lembrança à mulher de Ló, foi mantida para nos advertir hoje. Se tem um comando predileto de Deus é para andarmos para frente e avançarmos. Em todos os episódios, de vitória e intervenção divina, o conselho de olhar para frente é dado. Olhar para […]


  • Compartilhar:

TEXTO BIBLICO

 “Lembrai-vos da Mulher de Ló”  -  Lucas 17:32

Essa lembrança à mulher de Ló, foi mantida para nos advertir hoje. Se tem um comando predileto de Deus é para andarmos para frente e avançarmos. Em todos os episódios, de vitória e intervenção divina, o conselho de olhar para frente é dado. Olhar para trás é retroceder e se apegar ao que geralmente nos deprime. Esse segundo menor versículo na Bíblia, traz um significado enigmático e completo dado por Jesus. Essa história se dá em Sodoma e Gomorra, descrita em Gênesis 19. No contexto de resgate, um conselho se destaca no momento em que Ló e sua família são arrastados para fora da cidade. Esse conselho foi uma advertência: “Não olhe para trás”.

No entanto, a mulher de Ló, cujo nome é desconhecido, desobedece e se transforma em uma estátua de sal. Essa situação traz uma indagação natural: “Foi só uma olhadinha, que mal teria nisso?”. Aqui, não se trata de uma olhada casual, resultado de uma curiosidade feminina, mas uma olhada de desejo. Embora tenha sido o olho que exerceu o ato, foi o coração quem olhou. No fundo, ela queria voltar. Amava ainda o que deixou. Estava ali só em corpo. O passado era a constituição do seu presente. Há um filosofo contemporâneo que fez a melhor análise sobre o tempo, diferenciando-o em: vazio e científico. Henrique Bergson, afirmava que o tempo mais presente é aquele que faz parte do esquema mental e ocupa a vontade do coração. O presente para Bergson é residual, o passado para ele é como se fosse uma entidade que alimenta e determina o futuro. O passado é um reservatório de memórias que afeta constantemente o presente.

A mulher de Ló eternizou Sodoma e Gomorra em seu coração. Hoje, o apego ao que temos e conquistamos nos desvia de olhar para frente. As condições emocionais e financeiras de muitos aprisionam o seu foco e paradigma.  Ao olhar para trás, a mulher de Ló duvidou que o Senhor poderia lhe conceder algo melhor do que aquilo que   ela já experimentara. Desde o momento da escolha, Ló diante de Abraão, ensinou aos seus a valorizarem o que simplesmente veem e vivem na ocasião. 

PAUSA PARA DISCUSSÃO

1. Em que sentido, as pessoas hoje não desejam o céu, em virtude do que têm na terra?

2. Como João 14:1-3 nos mostra que, por mais confortáveis e estáveis que estejamos, o que Deus tem preparado é melhor?

3. Como podemos ter a certeza que o lugar onde vivemos e estamos é Sodoma e Gomorra, e, dentro em breve, teremos que deixá-lo?

O passado deve ser visto para tirarmos lições, e não para habitarmos nele. Embora vivamos no presente, onde vivemos e estivemos já é passado quando temos a esperança em Jesus. Essa vida, profissão, bens e relações teremos que deixar para trás.  Avance em fé para o que está à frente. Não julgue como a mulher de Ló, quando supôs que nada no futuro poderia ser melhor que aquilo que estava sendo deixado. “Olhos jamais viram, nem ouvidos ouviram o que Deus tem preparado, para os que o amam” (I Coríntios. 2: 9). O céu nos aguarda e nada, nem ninguém pode nos fazer olhar para trás.

PARA REFLETIR

“O PRESENTE É UMA MEMBRANA SEM ESPESSURA ENTRE O PASSADO E O FUTURO” FRIEDRERIC NIETZSHE