Sede Administrativa da Igreja Adventista do Sétimo Dia - Nordeste

Blog

Lição de PG nº 22 |31/05| Código de ética

TEXTO BÍBLICO "Não farás para ti imagem de escultura, nem semelhança alguma do que há em cima nos céus, nem embaixo na terra, nem nas águas debaixo da terra. Não as adorarás, nem lhes darás culto, porque eu sou o Senhor teu Deus, Deus zeloso, que visito a iniquidade dos pais nos filhos até à […]


  • Compartilhar:

TEXTO BÍBLICO

"Não farás para ti imagem de escultura, nem semelhança alguma do que há em cima nos céus, nem embaixo na terra, nem nas águas debaixo da terra. Não as adorarás, nem lhes darás culto, porque eu sou o Senhor teu Deus, Deus zeloso, que visito a iniquidade dos pais nos filhos até à terceira e quarta geração daqueles que me aborrecem." Êxodo 20:4-5

Os dez mandamentos constituem o código ético mais completo e amplo da humanidade. Ele torna-se base do que se define como ética e moral, ultrapassando os conceitos dos que tentaram definir a ética, moral e seus valores, dentre eles o filósofo Emanuel Kant. A ética é o código de princípios e valores morais que regem o comportamento de uma pessoa ou grupo, porque tem coisas que eu quero, mas não devo, ainda coisas que devo, mas não posso, e coisas que eu posso, mas não quero.

Foi para nossa felicidade que Deus nos presenteou com esses princípios atemporais e vitais, também para sociedade em que vivemos. Obedecê-los implica em um estilo de vida que trará felicidade e salvação. Definirmos a quem adorar, significa escolhermos a quem seguir.

O significado do segundo mandamento revela aparente contradição entre a idolatria, o uso e feitura de imagens. Numa visão unilateral e desconexa do seu contexto amplo e imediato, a declaração neste mandamento parece contraditório. Pois aparentemente proíbe a produção e uso de imagem de escultura de qualquer tipo. Todavia, cinco capítulos mais adiante, o mesmo Deus ordena que façam imagens e semelhanças de anjos, castiçais e vários outros objetos, réplicas do céu.

Sem contar que o mundo todo estaria em pecado de idolatria, pois quem não possui em sua casa um álbum de fotografias e imagens das mais variadas espécies? É necessário diferenciar três aspectos que precisam ser considerados, antes de tal conclusão equivocada. A pintura e escultura eram como objetos de Adoração adotadas pelo Politeísmo e Henoteísmo; apenas os Israelitas professavam o monoteísmo; essas pinturas e escultura para finalidade de culto estavam terminantemente proibidas.  No entanto, a pintura e a escultura como arte e material didático eram consideradas um dom do Espírito de Deus, dado a alguns, como por exemplo Bezalel, filho de Uri (Ver em Êxodo 31:1-6; 25:8 e 40).

PARA DISCUTIR

1. Qual o verdadeiro significado do mandamento hoje?

2. como essa atitude afeta nosso estilo de vida?

As imagens das pinturas e esculturas que Deus orientou para o Santuário não tinham finalidades adoracionais, mas apenas ilustrativas e didáticas, assim como as que usamos hoje nas redes sociais, livros e painéis. Não está errado, nem se constitui idolatria usar gravuras, pinturas ou imagens de esculturas com finalidades didáticas, ilustrativas e decorativas. O que proíbe o mandamento é fazer destas coisas objeto de culto, reverência e adoração. Tal atitude implicaria em um estilo de vida cuja adoração confunde o criador com a criatura.  

PRA NÃO ESQUECER

Zelo, sem conhecimento, gera fanatismo.

Pr. José Orlando
Ministério Jovem ACe