Sede Administrativa da Igreja Adventista do Sétimo Dia - Nordeste

Blog

Lição de PG nº 21 | 24/05 | Transformação ou estereótipo?

TEXTO BÍBLICO: "Não poderei eu fazer de vós como fez este oleiro, ó casa de Israel? Dis o Senhor; eis que, como o barro na mão do oleiro, assim sois vós na minha mão, ó casa de Israel." Jeremias 18:6 Com o passar dos dias, a transformação de uma vida tem sido cada vez mais […]


  • Compartilhar:

TEXTO BÍBLICO:

"Não poderei eu fazer de vós como fez este oleiro, ó casa de Israel? Dis o Senhor; eis que, como o barro na mão do oleiro, assim sois vós na minha mão, ó casa de Israel." Jeremias 18:6

Com o passar dos dias, a transformação de uma vida tem sido cada vez mais negada. Os rótulos, estigmas e estereótipos são cada vez mais fortes e duradouros. O passado é determinante para definir como a pessoa será vista no presente para sempre, enquanto estiver naquela sociedade. Fala-se de preconceito, mas se esquece que ele é um guarda chuva maior que se desdobra no estereótipo que marca o indivíduo, levando a discriminação, atitude externalizada do que pensamos, uma dimensão comportamental.

Se o preconceito é o comportamento e pensamento negativo direcionado ao outro, o estereótipo é uma característica pessoal que atribuímos a indivíduos ou grupos, tornando-o componente afetivo do preconceito. Já a discriminação é demonstrada com condutas agressivas e expressões verbais hostis.

A pergunta de Deus feita a Jeremias, “Não poderei Eu fazer de Vós?” é abrangente e é apresentada a fim de ser um bálsamo para os que erram. O povo de Israel estava em decadência política, econômica, moral e religiosa. Estava sob preconceito, estereótipo e discriminação. Deus golpeia a visão e comportamento do humanismo secular ao assegurar que Ele pode com a sua graça e poder transformar. Toda queda e desvio para Deus é uma oportunidade de transformação, basta acreditar que Ele pode. Na perspectiva bíblica, a transformação é possível. Sua lógica baseia-se na relação da criação com a transformação. Somente quem cria, pode transformar sua criação. Essa analogia é vista no trabalho do Oleiro, descrito na narrativa de Jeremias 18:1-6. O Barro que saiu das mãos do Oleiro e se quebrou não foi descartado, mas restaurado. Essa mensagem é forte e elucidadora, porque Deus se coloca como o Oleiro e nós somos o vaso, conduzindo-nos a narrativa da criação de Gênesis.

PARA DISCUTIR:

  1. Até que ponto temos sido de fato Cristãos e praticantes da Bíblia, quando julgamos, rotulamos e discriminamos alguém, dentro e fora da igreja, pelo seu passado?
  2. Por que dizemos que cremos na transformação de Cristo no outro e agimos opostamente ao que declaramos?

Não há estilo de vida cristã sem transformação por parte de Deus. Deus não nos classifica pela intensidade, tamanho ou repercussão de nossos erros. Essa verdade é libertadora e deve nortear nossa visão em direção ao outro. É a partir dessa experiência e estilo de vida que desenvolveremos aquilo que Deus pode fazer em nós, o verdadeiro altruísmo. Deixaremos de ser algozes de nossos irmãos. Seremos mais tolerantes, perdoadores, compreensivos e pacientes, refletindo o caráter de Cristo.

PRA NÃO ESQUECER

Nenhum estereótipo é capaz de definir quem quer que seja, porque é impossível prever os acertos que um pecador pode fazer com Deus durante a noite.