Sede Administrativa da Igreja Adventista do Sétimo Dia - Nordeste

Blog

Lição de PG nº 21 |22/05| Ninguém é de ninguém

TEXTO BÍBLICO “A minha graça te basta, pois, o meu poder se aperfeiçoa na fraqueza”  -  2 Coríntios 12:9 Os relacionamentos são fundamentais para a vida. Dentre eles, se destaca o amoroso que estabelece ou não o mais antigo e sagrado clã: a família. Tudo começa a dois, e se estabelece um vínculo de pertencimento. […]


  • Compartilhar:

TEXTO BÍBLICO

“A minha graça te basta, pois, o meu poder se aperfeiçoa na fraqueza”  -  2 Coríntios 12:9

Os relacionamentos são fundamentais para a vida. Dentre eles, se destaca o amoroso que estabelece ou não o mais antigo e sagrado clã: a família. Tudo começa a dois, e se estabelece um vínculo de pertencimento. Na verdade, ninguém é de ninguém, a não ser que queria ser. E esse querer, necessita de conquista diária. O fatalismo se dá na mera aparência e na angústia de se manter um casamento de fachada. E, na atualidade, isso tem sido uma frequência constante. O espírito predatório dos animais se instaura no homem, que desde as suas primeiras civilizações, tem o mero prazer de apenas conquistar, respalda a sociologia.  E, logo após a conquista, abandona o que conquistou se assegurando, na falsa convicção, que ela ou ele já serão um do outro para sempre, sem o amor e as pequenas ações que o alimentam. Por isso, para muitos, o casamento é como um submarino, foi feito para afundar, e é uma tragédia em dois atos: civil e religioso. Ainda afirmam os desistentes dos casamentos da atualidade que o segredo de um casamento feliz, permanece em segredo.

Ninguém, em sã consciência, casa para não ser feliz ou para se divorciar. A grande falácia do casamento é que iniciamos esta experiência como se fosse uma chegada. É muita festa para o primeiro passo. No entanto, percebe-se que quando o casal chega ao altar, ele “não chega”, mas inicia, larga para uma corrida. É importante pensar no casamento como um jardim, que precisa ser cuidado diariamente. A conquista deve ser constante, efetiva. Cada casal deve contar com o poder de Deus para cumprir e manter os seus votos matrimoniais, e se manterem com olhos um para o outro. Diante de todos os aspectos, destaca-se a conduta sexual, que hoje tem sido desvirtuada em todos os níveis e nas diferentes etapas da vida. Esse poder é a graça que nos foi disponibilizada para vencermos como casal e como pessoa. Não há no universo um poder tão completo e suficiente que não seja capaz de destruir ou derrubar qualquer barreira ou vício que venha a destruir nossa felicidade planejada, do que a graça de Deus.

PAUSA PARA DISCUSSÃO

1. Por que a maioria dos casais iniciam a vida juntos, com a atitude equivocada, achando que já cumpriram a etapa?

2. Como alimentarmos a certeza que a graça de Cristo é suficiente para vencer qualquer pecado e desajuste familiar?

3. Como deveríamos ensinar essa fonte transformadora do poder da graça de Deus, aos nossos filhos, em nosso lar?

Existe um oceano de graça esperando por nós, convidando-nos para mergulharmos e nadarmos. A tragédia é que muitos pregadores e mestres de hoje, involuntariamente, distorceram a graça de Deus, transformando-a praticamente em uma licença para pecar. Eles poluíram as águas santas que fluem do trono de Deus. Hoje, o Senhor te convida a estender a mão e se apropriar dessa graça que te trará vitória e plena felicidade, principalmente, em seus relacionamentos, em especial, seu matrimônio.

PARA REFLETIR

“VIVEMOS EM PLENA CULTURA DA APARÊNCIA: O CONTRATO DE CASAMENTO IMPORTA MAIS QUE O AMOR, O FUNERAL MAIS QUE O MORTO E AS ROUPAS MAIS QUE O CORPO.” EDUARDO GALEANO