Sede Administrativa da Igreja Adventista do Sétimo Dia - Nordeste

Blog

Lição de PG nº 20 – Os dons e a missão – 14/05 [T.2 – Ep. 07]

TEXTO BÍBLICO “Porque assim como em um corpo temos muitos membros, e nem todos os membros têm a mesma operação.” Romanos 12:4 Os dons espirituais não são tratados de forma escassa na Bíblia; o Céu deu a esse assunto um destaque especial, principalmente no contexto de missão. Não há como deixar de fora um assunto […]


  • Compartilhar:

TEXTO BÍBLICO

“Porque assim como em um corpo temos muitos membros, e nem todos os membros têm a mesma operação.” Romanos 12:4

Os dons espirituais não são tratados de forma escassa na Bíblia; o Céu deu a esse assunto um destaque especial, principalmente no contexto de missão. Não há como deixar de fora um assunto de tal relevância quando abordarmos a tarefa de cumprir o “ide” de Cristo. Paulo, certamente, foi quem tratou o tema com mais abundância. A igreja é simbolizada no capítulo do texto de hoje como um “corpo”, que tem um papel específico e distinto para o bom funcionamento do todo. Somos um coral e não o solo, precisamos aprender a difícil arte de dividir o pódio e, melhor ainda, saber que somos simples e imperfeitos instrumentos de Deus. Nessa analogia, Paulo descreve a importância do conjunto e o perigo em que o trabalho se encontra quando há nota dissonante.

Todos nós dispomos de dons e devemos usá-los para glória de Deus, não importa se sejam visíveis ou de bastidores. Há uma parcela no “corpo” que é sua e intransferível. Não nos lamentemos pelos dons que não temos, mas façamos o nosso melhor com aquilo que Deus nos deu. Não seremos cobrados pelo que não possuímos, mas por aquilo que nos foi concedido. Dons não foram dados para satisfazer nosso desejo pecaminoso por exibicionismo, mas para que a tarefa que nos foi delegada seja concluída.

“Esse reino deve erguer e enobrecer a humanidade. A igreja de Deus é o recinto de vida santa, plena de variados dons e dotada com o Espírito Santo. Os membros devem encontrar sua felicidade na felicidade daqueles a quem ajudam e abençoam.” (Ellen White. Atos dos Apóstolos, p. 7)

Usemos nossos dons para finalizar, nesse mundo carente de esperança, a obra que Deus nos confiou.

PERGUNTAS PARA DEBATER

  1. Você já identificou o seu dom?
  2. Tem usado ele para o avanço do Reino?

Por mais humilde e simples que seja uma pessoa, ela é muito preciosa à vista de Deus. Os homens podem desprezá-la, mas o Senhor a honra dando-lhe dons e talentos segundo a Sua vontade. Ninguém deve desprezar a si mesmo, pois fazendo assim, estará desonrando a Deus. Todos os filhos do Pai celestial são de imenso valor para Ele. Por isso é importante que utilizemos os dons que temos recebido de Deus para glória do Seu nome e edificação da Sua igreja.

PARA REFLETIR

“Dedique seus dons para cumprimento da missão. Foi para isso que você os recebeu.” Paulo Correia