Sede Administrativa da Igreja Adventista do Sétimo Dia - Nordeste

Blog

Lição de PG nº 02 |08/01| Justiça e igualdade

TEXTO BÍBLICO “Porque, para com Deus, não há acepção de pessoas.” Romanos 2:11 O livro de Romanos é conhecido por ser a “Constituição do cristianismo”. Nele, a palavra lei aparece 78 vezes e a palavra justiça aparece 66 vezes. E é logo no segundo capítulo da carta que percebemos que essa justiça não é desigual: […]


  • Compartilhar:

TEXTO BÍBLICO

“Porque, para com Deus, não há acepção de pessoas.” Romanos 2:11

O livro de Romanos é conhecido por ser a “Constituição do cristianismo”. Nele, a palavra lei aparece 78 vezes e a palavra justiça aparece 66 vezes. E é logo no segundo capítulo da carta que percebemos que essa justiça não é desigual: “para com Deus, não há acepção de pessoas”.

Para Deus, toda vida humana tem o mesmo valor, e os cristãos se esforçaram por promover em todo mundo uma valorização mais ampla da vida. Em 1844, quando H. L. Hastings visitou as ilhas Fiji, com sete dólares você poderia comprar um mosquete ou um ser humano – um valor inferior ao de uma vaca, por exemplo. Além do mais, você poderia maltratar e até comer este ser humano, se desejasse.

Anos mais tarde, quando Hastings voltou às ilhas Fiji, o comércio de seres humanos era proibido. Sabe por quê? Porque nesse intervalo, ergueram-se cerca de 1.200 capelas cristãs no local, e o Evangelho ali pregado transformou completamente a visão dos habitantes daquele local.

O mesmo pode ser percebido com relação à escravidão moderna. Os países protestantes, em larga maioria não apoiavam a escravidão em suas colônias. Eles também incentivaram a abolição em diversos lugares. A Reforma não foi um movimento unicamente religioso, mas uma onda de dignidade da vida que se espalhou pelo planeta.

PERGUNTAS PARA DEBATE

1. Diante da experiência das ilhas Fiji, você concorda que a melhor maneira de transformar a sociedade em que vivemos é através da proclamação do evangelho?

2. Como demonstrar, nos dias de hoje, que Deus não faz acepção de pessoas, mas deseja transformá-las igualmente?

3. Como o livro de Romanos se contrapõe ao discurso atual de um cristianismo que oprime e que faz mal à sociedade?

Grande parte das conquistas do cristianismo são passadas por cima, no século XXI. Muitos editam a história e selecionam apenas os erros cometidos por pessoas que se declaravam cristãs na tentativa de “vilanizar” o povo de Deus. Mas um exame apurado da história, fará qualquer investigador honesto perceber que, nos lugares onde o cristianismo foi levado a sério, a vida humana foi muito mais valorizada que em outras partes do planeta.

PARA REFLETIR

“Temos de aprender a viver todos como irmãos ou morreremos todos como loucos.” Martin Luther King Jr