Sede Administrativa da Igreja Adventista do Sétimo Dia - Nordeste

Blog

Lição de PG nº 18 |01/05 | Martírio ou submissão?

TEXTO BÍBLICO “Então, convocando a multidão e juntamente os seus discípulos, disse-lhes: Se alguém quiser vim após mim, a si mesmo se negue, tome a sua cruz e siga-me.”  Marcos 8:34 Esse pedido de Cristo detalha e esclarece sua visão de submissão. Há um advérbio “diariamente” que aparece no terceiro evangelho e desconstrói o entendimento […]


  • Compartilhar:

TEXTO BÍBLICO

“Então, convocando a multidão e juntamente os seus discípulos, disse-lhes: Se alguém quiser vim após mim, a si mesmo se negue, tome a sua cruz e siga-me.”  Marcos 8:34

Esse pedido de Cristo detalha e esclarece sua visão de submissão. Há um advérbio “diariamente” que aparece no terceiro evangelho e desconstrói o entendimento e a ideia de submissão como martírio. Na verdade, atualmente a ideia de martírio soa melhor para as pretensões do humanismo secular, porque o martírio é um ato de mérito exclusivamente humano, enquanto a submissão, requer uma renuncia e morte diária. É infinitamente mais difícil “morrer a cada dia” do que simplesmente morrer em um só ato.  

Não esqueça que esse ato de morrer por uma causa, conduzia os guerreiros a total glória, tornando-os heróis e mártires. Na época de Cristo essa ideia predominava, e, certamente, Ele traz um ensinamento revolucionador e extremamente novo para os que desejavam ser honrados pelos homens. Na atualidade não é diferente, embora os homens de hoje não sejam bárbaros, nem guerreiros, hoje o são em suas áreas profissionais e em seu papel familiar. Buscam vencer em um ato heroico sozinhos e sem Deus. E são constantemente derrotados, principalmente contra o seu pior inimigo: o próprio eu.

Cristo ressalta que o verdadeiro heroísmo se dá na submissão a Ele, que nos leva a morrermos todos os dias frente a nossas vontades e anseios. Porque, “diariamente” significa obediência incondicional e consistente. Nesse sentido, cada discípulo entenderá que sua vida estará a mercê da guia e vontade de Cristo. Ele concederá poder para sermos verdadeiramente livres, a partir de nossa genuína submissão. Por isso, a demanda e proposta de Cristo é muito mais radical e permanente do que um nobre e heroico sacrifício dos que ansiavam e tornavam-se mártires.

PAUSA PARA DISCUSSÃO

1.  Como compreender e correlacionar a necessidade de submissão com o “seja feita a tua vontade”, ensinado por Cristo na oração modelo?

2.  Por que o “eu” é o mais combativo desafio que temos que vencer? E por que apenas com o poder de Cristo, podemos ter êxito?

3.  Você conhece alguém hoje que tem tentado vencer sem submissão a Deus?

A submissão a Cristo representa liberdade real. Caso não nos submetamos a Ele, estaremos vulneráveis frente aos superficialismos humanos tão idolatrados na atualidade tais como o materialismo, racismo, hedonismo, consumismo, ideologias políticas, sexo patológico, e todas as tendências naturais de uma vida conduzida pela natureza pecaminosa que atende pelo nosso “eu”.

PARA REFLETIR

“Submissão não é fruto de autoridade e nem TEM A VER COM MERA obediência, mas É RESULTADO de um relacionamento  de amor e respeito” JOÃO CARLOS (jc_mkt7)