Sede Administrativa da Igreja Adventista do Sétimo Dia - Nordeste

Blog

Lição de PG nº 17 |26/04| Vivo pra glória de quem?

TEXTO BÍBLICO: "Portanto quer comais, quer bebais, ou façais outra cousa qualquer, fazei tudo para a glória de Deus." I Coríntios 10:31 A maneira como vivemos define nosso estilo de vida, a partir das decisões diárias diante de ações comuns, necessárias e vitais. O que comemos, vestimos e como agimos, dão sinais de quem somos […]


  • Compartilhar:

TEXTO BÍBLICO:

"Portanto quer comais, quer bebais, ou façais outra cousa qualquer, fazei tudo para a glória de Deus." I Coríntios 10:31

A maneira como vivemos define nosso estilo de vida, a partir das decisões diárias diante de ações comuns, necessárias e vitais. O que comemos, vestimos e como agimos, dão sinais de quem somos e principalmente, a quem glorificamos. Estilo é definido como uso, costume, prática, praxe, maneira de tratar, de viver; procedimento, conduta, modos, moda. O dicionário enciclopédico Koogan Larousse (1982, p.353) não traz adições.

Estilo é modo de vida, procedimento, atitude, maneira de ser, hábito e modo. Notamos com isso que o estilo de vida é a estampa de nossa essência.

O texto de I Coríntios 10:31 remete-se a um estilo. Não é sem propósito que Paulo usa a conjunção conclusiva “portanto” para apresentar uma regra simples para se entender, mas também ampla e profunda, que o cristão deve fazer todas as coisas, principalmente as rotineiras de forma tal, que Deus seja honrado, e isso implica a glória de Deus. Em uma aplicação primária, o “quer comais, quer bebais” fazem parte do culto aos ídolos, mas o conselho se amplia, chegando a questão da saúde, pois envolve comidas de todos os tipos e representa o cotidiano. O estilo de vida é estabelecido a partir do poder de escolha que todo ser humano exerce, a todo o tempo, de acordo com a vontade de Deus. A principal motivação do cristão deve ser a de glorificar a Deus, não com os lábios apenas, mas com as ações da vida.

PARA DISCUTIR

1. Por que nosso estilo de vida revela quem glorificamos?

2.  Até que ponto, o que fazemos reflete quem somos?

Nós identificamos as pessoas a partir de como elas se apresentam. Os grupos são facilmente reconhecidos porque há ações que os classificam. Deus é glorificado e apresentado através de nosso estilo de vida. O imperativo “fazei tudo”, que está no verso em referência, inclui todas as ações e planos da vida. A religião de Cristo abrange todos os aspectos da vida física, emocional, mental e espiritual. Por isso, o homem é um ser biopsicossocioreligioso. Essa transformação só pode ser exercida pelo Espírito Santo, a partir de uma contemplação e comunhão diária, trazendo um resultado completo e holístico no ser. O que eu faço torna-me reflexo do que sou. Como eu vivo diz a quem pertenço.

PRA NÃO ESQUECER

Palavras sem atos são como tiros sem balas, atroam, mas não ferem.