Sede Administrativa da Igreja Adventista do Sétimo Dia - Nordeste

Blog

Lição de PG nº 17 |24/04| Independência e morte

TEXTO BÍBLICO “Então, disse a todos: Se alguém quer vir após mim, negue-se a si mesmo, tome a cada dia sua cruz e siga-me"   - Lucas 9:23 Você não leu errado! Não estamos falando da frase dita para proclamar a independência do Brasil às margens do rio Ipiranga: Independência ou morte. Ela apresenta alternância, poder […]


  • Compartilhar:

TEXTO BÍBLICO

“Então, disse a todos: Se alguém quer vir após mim, negue-se a si mesmo, tome a cada dia sua cruz e siga-me"   - Lucas 9:23

Você não leu errado! Não estamos falando da frase dita para proclamar a independência do Brasil às margens do rio Ipiranga: Independência ou morte. Ela apresenta alternância, poder de escolha que afirma que se o homem não encontrar a independência prefere a morte. Aqui está o eco da visão e anseio do homem moderno. Esse desejo e meta são direcionados para a experiência com Deus. A independência de Deus é a marca fundamental da humanidade caída. A patologia humana do eu é um mal congênito (veja Salmos 51:5). O homem moderno está entrelaçado em correntes humanistas que fortalecem a necessidade imperiosa de uma vida à parte de Deus. Na verdade, independentes de Deus teremos a morte.

A cultura moderna retroalimenta-se de uma mistura entre o pluralismo (onde tudo é normal e aceitável), relativismo (nada é suficientemente absoluto) e o individualismo (cada um decide o que é certo e errado baseado em sua vontade e conveniência).

Dependência de algo ou alguém não soa bem para a perspectiva do humanismo secular. Cristo não negocia, nem relativiza seu pedido ao afirmar que seus seguidores devem aprender a se submeterem. Esse pedido e requisito é contracultura, porque o homem na atualidade não admite, nem aceita sua finitude e insuficiência. Em vez disso, busca estar no controle pleno e total da vida. Não gostamos de limites, por isso, a ideia de submissão a Deus é ofensiva à mentalidade moderna. 

PAUSA PARA DISCUSSÃO

1.  Por que sair do controle parece tão desconfortável para os homens na atualidade?

2.  Em que sentido, mesmo fazendo o que é certo independente de Deus, é fazer o que é errado?

3.  Como, na prática, podemos desenvolver a submissão autêntica e nos tornarmos autênticos seguidores de Cristo?

Não há obediência, sem submissão prévia. Submeter-se é deixar o controle com Deus. Infelizmente, a submissão tornou-se opcional e sugestiva no meio cristão. E o pior, como não temos coragem de admitir que escanteamos e colocamos a Deus fora de nossas decisões e ações, em nome dEle manipula-se e com sua decisão interfere no resultado que Deus intencionaria realizar. Entregar-se significa o desejo voluntário de submeter-se a Cristo, em qualquer circunstância. No próximo episódio veremos detalhadamente que essa submissão é morte diária ao eu, e não mero martírio.

“A LIBERDADE É UMA RELATIVIDADE HUMANA, QUE FORÇAMOS À EXISTÊNCIA PARA NOSSA ILUSÃO CRIADORA.” GRAÇA ARANHA