Sede Administrativa da Igreja Adventista do Sétimo Dia - Nordeste

Blog

Lição de PG nº 16 |17/04| Plus ultra: Mais além.

TEXTO BÍBLICO “Prossigo para o alvo, para o prêmio da soberana vocação que está em Cristo Jesus”  -  Filipenses 3:14 Reflita comigo: já chegamos no limite? A comodidade responde que já, e a coragem, que não. Nos tempos em que a Espanha era o poder dirigente do mundo, dava expressão à sua arrogância por uma […]


  • Compartilhar:

TEXTO BÍBLICO

“Prossigo para o alvo, para o prêmio da soberana vocação que está em Cristo Jesus”  -  Filipenses 3:14

Reflita comigo: já chegamos no limite? A comodidade responde que já, e a coragem, que não. Nos tempos em que a Espanha era o poder dirigente do mundo, dava expressão à sua arrogância por uma inscrição gravada em sua moeda: “Nec Plus Ultra”, que significa: “Nada Mais Além”. Com isto, se pretendia dizer que, se alguém visse a Espanha, nada mais havia para ver. Tinha atingindo os limites da Terra. Cristóvão Colombo ousou acreditar que havia outro continente além da Espanha, foi considerado fanático, no entanto, insistiu na ideia, até que descobriu um novo continente. Então, a Espanha foi obrigada a mudar a inscrição cunhada na moeda para “Plus Ultra”, que quer dizer: “Mais Além”.

Qual a inscrição escrita na moeda de sua vida? Muitos não sonham, nem agem além da sua formação, do seu único e primeiro emprego. Outros, estão paralisados pelo término de um casamento desfeito, ou uma etapa não concluída. Pensam que não há “Nada Mais Além”, se apequenam, sentindo pena de si mesmos e descansam em sua zona de conforto. No entanto, há outros continentes à frente, e outras etapas a serem experimentadas e novas experiências a serem vivenciadas: “Mais Além”. Não apenas veja, sinta ou espere, simplesmente siga em frente porque novos horizontes te esperam. O apóstolo Paulo enfatiza e incentiva essa ação quando afirma que prossegue, ou seja, vai em frente.

O que diferencia é que Paulo aponta um alvo que é impelido por um combustível. Enquanto hoje, muitos se utilizam do pensamento positivo, de ações que visam fortalecer os neurotransmissores cerebrais para serem vencedores e não retrocederem, recorrendo a coaches, terapias e best-sellers de autoajuda, Paulo indica a Jesus Cristo como nosso alvo e meio. Ele é nosso combustível e prêmio, que nos levará ao “Plus Ultra”. Só iremos e veremos além nEle.

PAUSA PARA DISCUSSÃO

1.  Como levar as pessoas atualmente a entenderem que sozinhas e sem Cristo, mesmo com orientação e força de vontade, não conseguiremos ir além?

2.  Leia Salmos 37:5 e discuta como a entrega dos nossos planos e objetivos ao Senhor será uma garantia de que podemos ir além.

3.  Em que sentido, podemos admitir que nós temos sido nosso próprio empecilho?

Ao compreender que Cristo é quem nos conduz e nos garante chegarmos além, entendemos que ao confiarmos e nos submetermos à sua vontade e providência, encontraremos plenitude e sentido para vida. Por isso, Cristo afirmou: “Sem Mim, nada podeis fazer” (João 15:5). E, se sem Ele nada podemos fazer, sem Ele não chegaremos a nenhum lugar.

PARA REFLETIR

“QUANDO HÁ VONTADE DE FAZER, DEUS ABRE O CAMINHO”. ELLEN G. WHITE