Sede Administrativa da Igreja Adventista do Sétimo Dia - Nordeste

Blog

Lição de PG nº 15 - O protoevangelho - 09/04 [T.2 - Ep. 02]

TEXTO BÍBLICO “E porei inimizade entre ti e a mulher, e entre a tua descendência e seu descendente. Este te ferirá a cabeça, e tu lhe ferirás o calcanhar.”Gênesis 3:15 Aqui está o que se denomina de protoevangelho, isto é, a primeira referência feita ao necessário Redentor, capaz de efetuar a purificação pelo pecado, bem […]


  • Compartilhar:

TEXTO BÍBLICO

“E porei inimizade entre ti e a mulher, e entre a tua descendência e seu descendente. Este te ferirá a cabeça, e tu lhe ferirás o calcanhar.”
Gênesis 3:15

Aqui está o que se denomina de protoevangelho, isto é, a primeira referência feita ao necessário Redentor, capaz de efetuar a purificação pelo pecado, bem como pagar a horrenda pena que este acarreta. Observe que o
termo “descendente” encontra-se no singular, portanto, uma referência clara feita a certa pessoa (Cristo) descendente de Eva, e não a toda a raça humana. Aquela triste cena do Jardim do Éden retrata a insensata escolha do homem de sair da presença da Vida. O evangelho que seria explicitado na vida, morte e ressurreição de Cristo, tem seu anúncio logo após a queda do primeiro casal; as boas-novas foram dadas em primeira mão àquele casal devastado e depois seria replicado a cada ser humano alcançado por ele.

Na verdade, a parábola do filho pródigo tem seu início na pergunta marejada de lágrimas, feita pelo Criador: “onde estás?”. Não podemos esquecer o nosso protagonismo no distanciamento de Deus. Isso nos faz concluir que o pecado é uma ilusão na sua aparência e nas suas
consequências (sempre para pior). É regra, sem exceção: o pecado nunca vale a pena. Como bem descreve Ellen White: “Depois da sua transgressão, Adão a princípio imaginou-se a entrar para uma condição mais elevada de existência. Mas logo o pensamento de seu pecado o encheu de terror.” (Ellen White. Patriarcas e Profetas, p.28)

Os anjos maus acharam que Deus estava num labirinto sem saída; os anjos bons sabiam que poderia haver uma saída, mas suas mentes não conseguiam alcançar. Deus então anuncia o que conhecemos como protoevangelho, ou seja, o protótipo do evangelho, que depois encontraria sua plenitude em Cristo, de forma especial na Sua morte. Os mensageiros
mudam, mas a mensagem desde então permanece inalterável.

PERGUNTAS PARA DEBATER

  1. Diante da grandeza do evangelho, que sentimento de responsabilidade toma posse do seu coração?
  2. Você sente que tem feito a sua parte?

PARA REFLETIR

“Não negligenciemos a propagação do evangelho, lembremo-nos do seu alto custo.” Paulo Correia