Sede Administrativa da Igreja Adventista do Sétimo Dia - Nordeste

Blog

Lição de PG nº 15 |12/04|Brigada de incêndio

"Quanto ao mais, sede fortalecidos no Senhor e na força do seu poder. "Efésios 6:10 No dia 03 de setembro de 2018, o Brasil acordou com a alarmante notícia do incêndio no Museu Nacional, situado na quinta da Boa Vista no Rio de Janeiro desde 1818, com 20 milhões de itens no seu acervo. Fundado […]


  • Compartilhar:

"Quanto ao mais, sede fortalecidos no Senhor e na força do seu poder. "Efésios 6:10

No dia 03 de setembro de 2018, o Brasil acordou com a alarmante notícia do incêndio no Museu Nacional, situado na quinta da Boa Vista no Rio de Janeiro desde 1818, com 20 milhões de itens no seu acervo. Fundado por Dom João VI, completou 200 anos em junho. A perda mais importante não se deu pela estrutura física, que necessitava de uma reforma significativa, mas pelo acervo que nele estava, 200 anos de história.

A principal razão apresentada para essa catástrofe foi a falta de Brigada de Incêndio, que é um grupo de pessoas previamente treinadas, organizadas e capacitadas dentro de uma organização, empresa ou estabelecimento para realizar atendimento em situações de emergência. Em geral, estão treinadas para prevenir e combater incêndios. O estilo de vida cristã se depara constantemente com a possibilidade de ser incendiado ou destruído pelas demandas da proposta e ataques do inimigo. Mas, a Bíblia apresenta que a nossa Brigada é a armadura de Deus. 

A descrição da armadura é antecedida pelo alerta de “sermos fortalecidos no Senhor e na força do Seu poder, para estarmos firmes contra as investidas do inimigo”. Essas investidas visam destruir completamente o estilo de vida, implantado e cultivado pelo Espírito Santo em nossos corações. A habitação do Espírito Santo em nós, nos torna templos. O incêndio que inicia, por vários motivos, representa as pequenas concessões que se agigantam, como enormes brechas que destroem nosso templo, estabelecido em nós pela habitação do Espírito Santo. A armadura de Deus é a maior proteção que teremos contra o incêndio. O cristão, que dela não se utiliza diariamente, está vulnerável como uma presa frente ao seu predador, como um sistema operacional sem um apropriado antivírus e uma criança nos seus primeiros anos sem vacina.

PARA DISCUTIR

  1. Como podemos relacionar cada item da armadura de Deus, descritos em Efésios 6:10-15, como uma brigada, frente aos constantes incêndios que o inimigo desfere contra nós?

Os ataques do inimigo trazem efeitos além das nossas forças. Somente pelo cinturão da verdade teremos discernimento diante das mentiras. Com o vestido e couraça da justiça, nossa real injustiça é neutralizada frente as constantes acusações dele. É calçando o evangelho da paz que serão abatidas as intrigas, e com o escudo da fé poderemos apagar os dardos inflamados do inimigo. Enfim, é com o capacete da salvação e a espada do Espírito que entraremos, já vencedores, neste combate, pois teremos ao nosso lado, na vanguarda e retaguarda, a mais forte brigada. A vitória já é certa em Cristo Jesus.   

PARA NÃO ESQUECER

Eu e Deus somos maioria.