Sede Administrativa da Igreja Adventista do Sétimo Dia - Nordeste

Blog

Lição de PG nº 15 |10/04| Deus é atual

TEXTO BÍBLICO "Diz o insensato em seu coração: Não há Deus”  -  Salmo 14:1 Deus sempre será um tema atual. Não se trata de cultura, e sim, de instinto. O homem, do nascimento a morte, busca o sentido da vida e nessa investida sempre encontra a Deus, afirmando-O ou negando-O. O fundador do conhecido Instituto […]


  • Compartilhar:

TEXTO BÍBLICO

"Diz o insensato em seu coração: Não há Deus”  -  Salmo 14:1

Deus sempre será um tema atual. Não se trata de cultura, e sim, de instinto. O homem, do nascimento a morte, busca o sentido da vida e nessa investida sempre encontra a Deus, afirmando-O ou negando-O. O fundador do conhecido Instituto Gallup de pesquisa, George Gallup, destaca que a existência de Deus poderia ser provada estatisticamente: “A chance de que tudo no corpo humano funcione por mero acaso é uma monstruosidade estatística”.  A ciência tem um termo, conhecido como constante antrópica, onde descarta a coincidência na formação do universo e fortalece a ideia de algo planejado e minuciosamente elaborado.

Considere a distância do sol e da terra e sua exatidão. Os níveis de gás carbônico e oxigênio. Observe que o seu coração, ao final do dia de hoje, foi milimetricamente calculado em seus impressionantes detalhes, onde ele terá bombeado aproximadamente 9.000 litros de sangue, através de quase 100.000 quilômetros de veias e vasos sanguíneos em 103.600 batidas cardíacas cadenciadas. Sempre é atual raciocinar. De onde vem toda essa precisão extraordinária do mundo natural? Os olhos humanos são capazes de distinguir 8.000 tonalidades de matizes e cores, assim como o olfato a diferenciar 4.000 fragrâncias e odores diferentes. Como não admitir uma irrefutável evidência de um Ser supremo e Autor da vida?

PAUSA PARA DISCUSSÃO

1.  Na atualidade, como a existência de Deus é encarada? Responda e discuta.

2.  Leia Salmo 19:1 e relacione como podemos apresentar a Deus com evidências que satisfazem o intelecto dos homens de hoje?

3.  Você acha que se nega a Deus por razões intelectuais ou morais? Como apresentar a Deus como uma necessidade moral para o mundo atual?

Uma vez que os livros têm seus autores, as músicas seus compositores, e as pinturas seus artistas, como conceber na mente moderna e tão aguçada de hoje, um universo complexo, belo e perfeito ter surgido do acaso? Acredito que hoje a maioria das pessoas se preocupam mais com questões sobre quem é Deus e como Ele é do que se Ele existe ou não. As razões da incredulidade são morais e não intelectuais. Questões como: “se Deus é bom, por que tantas coisas ruins acontecem?”  e “se Ele está no controle por que o mal predomina?” Diante disso, a proximidade e um relacionamento mais íntimo com Deus se faz necessário para o momento tão crucial em que estamos vivendo.

PARA REFLETIR

“A busca de Deus é a busca da alegria. O encontro com Deus é a própria alegria.” Santo Agostinho