Sede Administrativa da Igreja Adventista do Sétimo Dia - Nordeste

Blog

Lição de PG nº 14 | 5/04 | Ouvindo bem

Texto Bíblico: "E disse: Se ouvires atento a voz do Senhor teu Deus, e fizeres o que é reto diante dos seus olhos, e deres ouvido aos seus mandamentos, e guardares todos os seus estatutos, nenhuma enfermidade virá sobre ti, das que enviei sobre os egípcios, pois eu sou o Senhor que te sara." Êxodo […]


  • Compartilhar:

Texto Bíblico: "E disse: Se ouvires atento a voz do Senhor teu Deus, e fizeres o que é reto diante dos seus olhos, e deres ouvido aos seus mandamentos, e guardares todos os seus estatutos, nenhuma enfermidade virá sobre ti, das que enviei sobre os egípcios, pois eu sou o Senhor que te sara." Êxodo 15:26

Alguns termos são estabelecidos e ganham um significado único. Embora em si mesmos, tenham um amplo significado. Com o termo “estilo de vida”, não é diferente. Geralmente, as pessoas o aplicam apenas para área da saúde. Certamente porque sem ela não haveria vida, e sem vida, não haveria estilo de vida. Há um provérbio conhecido que diz: “o homem gasta toda a saúde para ganhar dinheiro, e depois gasta todo o dinheiro para recuperá-la”.  Diante disso, entendemos a correlação sinônima de vida saudável com estilo de vida. As orientações de Deus ressaltam que a cura começa na prevenção.

O estilo de vida saudável glorifica a Deus, porque valoriza o corpo. A definição mais completa de medicina deve englobar prevenção e cura. A mudança de hábitos que define o estilo de vida saudável é a tônica.  O nutrólogo e cardiologista Daniel Magnoni, do Instituto Dante Pazzanese, de São Paulo diz: “Se a medicina não for capaz de aplacar as doenças, terá que impedir que elas surjam”. A estratégia da medicina de atuar de modo preventivo encontrou respaldo na valorização de uma melhor qualidade de vida.

Essa postura e visão da ciência médica nem sempre foi assim. Na idade média, por influência da Filosofia Grega representada por seus mais preeminentes Filósofos: Sócrates, Platão e Aristóteles, o corpo era considerado mau, pecaminoso e inútil, influenciando a visão da igreja, ao estabelecer os mosteiros e os autoflagelos. A Bíblia, no entanto, manteve erguida a mensagem da saúde, prioritariamente para glória de Deus, e não apenas para uma mera longevidade. O físico tem relação direta com o espiritual, e essa relação é sacramentada com a afirmação Paulina: “Acaso não sabeis que o vosso corpo é o templo do Espírito Santo, e que não sois de vós mesmos?” (I Cor 6:19 e 20).

PARA DISCUTIR

1.                     Qual é a verdadeira motivação para adotarmos um estilo de vida saudável?

2.         Até que ponto cuidar da saúde do corpo, priorizando apenas a longevidade, pode ser uma razão equivocada e antibíblica?

O estilo de vida saudável deve ser cultivado. Mas, a motivação qualifica essa ação definindo-a como sendo para glória de Deus ou para o narcisismo e egoísmo humano. O corpo deve ser cuidado através da alimentação adequada, exercício físico, ingestão de água, luz solar, ar puro, confiança em Deus e a consciência que o corpo, embora seja nosso, não nos pertence. Deus é o nosso proprietário, e o estilo de vida saudável glorifica o nome dEle.

PRA NÃO ESQUECER

Antes do pecado, a razão regia o apetite. Depois do pecado, o apetite rege a razão.