Sede Administrativa da Igreja Adventista do Sétimo Dia - Nordeste

Blog

Lição de PG nº 14 |03/04| A lógica do tubarão

TEXTO BÍBLICO "Sujeitai a Deus e resisti ao diabo e ele fugirá de vós." Tiago 4:7 Não existe um ser mais contextualizado e atual do que Satanás. Podemos facilmente denominá-lo como o regente da atualidade, porque se esconde no que é mais atual e contemporâneo. Sua lógica é encantar para destruir. Seu maior desejo é […]


  • Compartilhar:

TEXTO BÍBLICO

"Sujeitai a Deus e resisti ao diabo e ele fugirá de vós." Tiago 4:7

Não existe um ser mais contextualizado e atual do que Satanás. Podemos facilmente denominá-lo como o regente da atualidade, porque se esconde no que é mais atual e contemporâneo. Sua lógica é encantar para destruir. Seu maior desejo é que quanto mais se modernizem os costumes, mais invisível e inexistente ele quer parecer. O maior oceanógrafo do mundo, personalidade destacada do século 20. Jacques Cousteau, um francês que conviveu a maior parte da sua vida com a natureza, especificamente o vasto e misterioso oceano, respondeu a um jovem que o entrevistava. O jornalista perguntou sobre o tubarão e nossa chance frente ao seu ataque. A resposta de Jacques Cousteau, foi que a chance e probabilidade de sermos ilesos frente ao ataque desse estupendo animal, seria totalmente nula.

Incomodado e buscando induzi-lo na resposta, perguntou novamente: - e se o tubarão estivesse alimentado, se fosse de noite, ou estivesse preso em uma jaula, e se fossemos muitos e segurássemos um arpão e, se entregássemos uma determinada isca? A resposta de Cousteau era a mesma: - O tubarão atacaria de qualquer modo. Decepcionado, o Jornalista afirmou: - mas isso não tem lógica. Com paciência e firmeza Jacques Cousteau afirmou: - Tem sim. A lógica é do tubarão!

Satanás trabalha nas entrelinhas, e sua perseverança se transforma em resiliência para persuadir, influenciar, atacar e destruir o homem contemporâneo. Queremos entender ou compreender as entrelinhas da vida, e suas questões com a nossa lógica, e esquecemos que devemos nos contextualizar e buscar a lógica do agente da ação. A presunção e soberba humana nos levam a imaginar que somos senhores da razão e que tais ações do inimigo contra nós, são imperceptíveis aos sentidos e pertencem ao mundo místico.

A sujeição a Deus não é natural. A conjunção, “mas” que acompanha o verbo resisti não é adversativa, no original ela é consecutiva. Só resisto se me sujeito. Em todas as áreas da nossa vida somos atacados. E o conhecimento não é suficiente para a vitória. Somente a sujeição a Deus e não ao homem, nos dará poder para vencer. Nossa derrota e vitória são definidas pela nossa consciente sujeição a Deus. A verdade hoje é que se o cristianismo dependesse de mim, ele seria uma farsa. Nesse contexto, veremos no próximo episódio o quanto Deus é atual.

PAUSA PARA DISCUSSÃO

1.  Atualmente por que as pessoas têm descrido da existência de Satanás?

2.  De que maneira essa forma de pensar e agir compromete o triunfo espiritual?

3.  Como neutralizar essa estratégia do inimigo?

PARA REFLETIR

"Se fosse tirado o véu que separa o mundo visível do invisível, veríamos o real sentido de cada ação." Ellen G. White