Sede Administrativa da Igreja Adventista do Sétimo Dia - Nordeste

Blog

Lição de PG nº 13 | 29/03 | A prova de tempestades

"Portanto, quem ouve estas minhas palavras e as pratica é como um homem prudente que construiu a sua casa sobre a rocha." Mateus 7:24 Não há terreno mais cômodo do que o das teorias e discursos, ele pode nos render reputação e admiração, porém é de quase nenhum valor quando as intempéries o advém. A […]


  • Compartilhar:

"Portanto, quem ouve estas minhas palavras e as pratica é como um homem prudente que construiu a sua casa sobre a rocha." Mateus 7:24

Não há terreno mais cômodo do que o das teorias e discursos, ele pode nos render reputação e admiração, porém é de quase nenhum valor quando as intempéries o advém. A parábola em questão tem ampla aplicação na Bíblia, se interpõe de forma intencional após um volume de discursos éticos de Cristo, principalmente sobre relacionamentos interpessoais.

O recado básico de Cristo é que haja coerência entre o que sei e o que faço, e que a durabilidade de qualquer aspecto da minha vida depende disso. Não há efetividade em um cristianismo teórico, ele pode até ser uma edificação apreciável, mas não estará ali por muito tempo. A vantagem de se praticar o que se vive não é a ausência de oposição, mas sim à certeza que a atravessaremos.

Segundo as palavras de Jesus, tanto o homem prudente quanto o insensato tiveram a mesma oportunidade de escutar a Palavra de Deus; a diferença, porém, surgiu quando as chuvas, enchentes e ventos fortes (as dificuldades da vida) vieram contra a casa deles (a fé). Aquele que praticou tudo o que ouviu da Bíblia, não foi derrubado quando as provações vieram, já o outro que desprezou os ensinamentos da Palavra de Deus, não teve sustentação e força para ficar em pé. Talvez a essa altura, seria no mínimo importante perguntar, onde construí minha casa? Um teste básico para se descobrir isso é: tenho vivido o que conheço? Às vezes nos orgulhamos do acúmulo de conhecimento útil, mas nos esquecemos que o que vai tornar nossa casa (família, vida profissional, vida espiritual) indestrutível é uma vida cristã prática.

  1. Uma casa construída na areia ainda pode ser edificada na Rocha?

2. Se edificamos a casa no lugar certo, por que ainda existem provações?

A tentação de pegar atalhos para a construção da nossa história será inevitavelmente grande. Pensaremos no tempo, nos custos, em outras variáveis que tornariam o desafio de edificar nossa casa mais fácil. Mas a pergunta que deve estar na minha mente deve ser: até quando quero vê-la em pé? Cabe-nos um exame profundo da nossa vida cristã, ainda que seja temporariamente frustrante, e retomarmos pelo poder de Deus para uma viver cristão coerente. Edificar sobre a Rocha é sem dúvida mais desafiador, mas não haverá também nada mais compensador! Continue a crescer no conhecimento, que dia a dia a Palavra transborde em sua história. Porém, certifique-se de pôr em prática o que Deus for lhe fazendo conhecido. Um dos tesouros da linda história é que não basta querer um final feliz se colocamos os nossos sonhos em terreno movediço.

PRA NÃO ESQUECER

Não há alicerce mais poderoso do que um cristianismo genuíno.