Sede Administrativa da Igreja Adventista do Sétimo Dia - Nordeste

Blog

Lição de PG nº 13 |27/03| O perdão perdoou

TEXTO BÍBLICO "E dizia Jesus: Pai, perdoa-lhes, porque não sabem o que fazem. E, repartindo as suas vestes, lançaram sortes." Lucas 23:34. Entre as últimas frases de Cristo pronunciadas na Cruz, está a referida no texto bíblico inicial. Num momento onde Ele estava sendo alvo de um ódio descabido e sob uma dor física e […]


  • Compartilhar:

TEXTO BÍBLICO

"E dizia Jesus: Pai, perdoa-lhes, porque não sabem o que fazem. E, repartindo as suas vestes, lançaram sortes." Lucas 23:34.

Entre as últimas frases de Cristo pronunciadas na Cruz, está a referida no texto bíblico inicial. Num momento onde Ele estava sendo alvo de um ódio descabido e sob uma dor física e emocional sem precedentes, Jesus encontra tempo e sobriedade para perdoar Seus algozes. Mas, o perdão não foi algo que nasceu no coração de Cristo só próximo a Sua morte. Na verdade, seus ensinos e exemplos estão plenos de perdão. Jesus era a personificação do próprio perdão, a ponto de orar por Seus inimigos: “Pai, perdoa-lhes, porque não sabem o que fazem” (Lucas 23:34). Seu pensamento passou da dor própria ao pecado dos que O perseguiam, e à terrível retribuição que lhes caberia. Nenhuma maldição invocou sobre os soldados que estavam tratando-O rudemente. Nenhuma vingança pediu contra os sacerdotes e príncipes que contemplavam, com maligna satisfação, o cumprimento de seus desígnios.

Cristo Se apiedou deles em sua ignorância e culpa. Só exalou uma súplica por seu perdão — “porque não sabem o que fazem” (Ellen G. White, O Desejado de todas as nações, p. 526.3).

Uma análise sobre os ensinos de Jesus e sobre o perdão nos fará chegar a algumas conclusões:

Mateus 18:21-22: Neste texto, quando inquirido sobre o aspecto quantitativo do perdão, Ele direciona a conversa para o seu aspecto ilimitado.

Mateus 6:13-15: Jesus coloca aqui o perdão como parte integrante de nossas preces.

Marcos 11:25-26: Jesus aqui, aprofunda a questão do perdão, colocando como condição que para ser perdoado é preciso perdoar.

Lucas 23:34: No verso áureo dessa lição, Jesus clama por perdão para o que parecia imperdoável.

Jesus não só tinha um discurso sobre perdão, de fato, Sua vida correspondia aos Seus ensinos. “Todo o Céu se encheu de assombro quando, em meio de Seus terríveis sofrimentos, Cristo ergueu a oração: “Pai, perdoa-lhes, porque não sabem o que fazem” (Lucas 23:34).

No entanto, ali estavam homens formados à imagem de Deus, unidos para esmagar a vida de Seu unigênito Filho. Que cena para o universo celeste!” (E.G.W, DTN 538.5).

Se queremos exercer perdão, devemos entronizar na nossa vida Aquele que é o próprio perdão, só amor de Cristo a transbordar em nossa vida poderá nos fazer trilhar o caminho do perdão, mesmo o tema do perdão sendo desafiador, ele, certamente, traz benefícios ao que recebe e àquele que o exerce!

PAUSA PARA DISCUSSÃO

1. Por que é difícil perdoar?

2. Quais os resultados do perdão para quem recebe e para quem exerce?

PARA REFLETIR

""Pai, perdoa-lhes, porque não sabem o que fazem." (Lucas 23:34). Aquela oração de Cristo pelos seus inimigos abrangia o mundo inteiro, envolvendo cada pecador que deveria viver até o fim dos tempos" Ellen G. White