Sede Administrativa da Igreja Adventista do Sétimo Dia - Nordeste

Blog

Lição de PG nº 13 | 26/03 | Justiça e caridade

TEXTO BÍBLICO “Pois a Macedônia e a Acaia tiveram a alegria de contribuir para os pobres dentre os santos de Jerusalém.” Romanos 15:26 Nós não temos na antiguidade registros de um esforço coletivo de caridade. A bondade desinteressada era estranha aos povos antigos. De tão incomum que era tal tipo de procedimento, esse foi um […]


  • Compartilhar:

TEXTO BÍBLICO

“Pois a Macedônia e a Acaia tiveram a alegria de contribuir para os pobres dentre os santos de Jerusalém.” Romanos 15:26

Nós não temos na antiguidade registros de um esforço coletivo de caridade. A bondade desinteressada era estranha aos povos antigos. De tão incomum que era tal tipo de procedimento, esse foi um dos fatores pelos quais os cristãos eram denunciados no império romano. Em uma carta endereçada a
Arsácio, o imperador Juliano escreveu: “Os ímpios galileus alimentam, além dos seus pobres, também os nossos; os nossos, porém, evidentemente, carecem da nossa assistência”. Mais tarde, a fim de ganhar popularidade, o imperador tentou implementar um programa de caridade à semelhança do que era praticado pelos cristãos, mas não obteve sucesso. A caridade cristã não poderia ser reproduzida sem um espírito transformado.

A reforma potencializou os ideais de caridade, desinstitucionalizando-a. No paradigma católico romano, a caridade era majoritariamente feita por monges ou pessoas ligadas à igreja. Com a doutrina do sacerdócio de todos os crentes, os fiéis protestantes foram responsabilizados individualmente, e isso fez com que muito mais pessoas pudessem ser atingidas pela compaixão. Um teólogo anglicano destacou em 1588 que as igrejas calvinistas de refugiados em Londres foram capazes de fazer tanto bem que nenhum de seus pobres foi visto nas ruas mendigando.

Ainda hoje, mesmo vivendo em um contexto extremamente secularizado, as igrejas dos Estados Unidos estão, juntamente com as sinagogas, no topo da lista das 24 principais organizações que melhoram a vida urbana, através de seu programa extensivo de caridade.

PERGUNTAS PARA DEBATE

  1. Numa escala de zero a dez, que nota você daria para as ações solidárias da sua igreja (tanto em quantidade, quanto em qualidade)?
  2. Nessa mesma escala, que nota você daria a si mesmo, em termos de solidariedade?
  3. Faça uma lista de 5 coisas que você pode fazer para ser uma pessoa mais solidária e compassiva.

A igreja de Jesus tem sido, no decorrer dos séculos um modelo de compaixão e de auxílio aos necessitados, e a carta aos Romanos traz em sua mensagem de justiça pela fé, a caridade como algo notável. Como disse D. James Kennedy, “tire Jesus Cristo de cena e não existiriam Madres Teresas”.

Durante todo um trimestre acompanhamos como essa pequena carta de 16 capítulos influenciou o mundo nas mais diversas esferas sociais. O valor desta epístola foi sintetizado nas palavras de Gordon Fee, quando disse que
ela é “o mais influente livro na história do Cristianismo, talvez na história da civilização ocidental”. A carta aos Romanos mudou o mundo, mas a pergunta que não quer calar, a esta altura, é: ela também mudou você?

PARA REFLETIR

“Doe até doer." Odailson Foseca