Lição de PG nº 12 | 22/03 | As aparências não enganam
"Ele, porém, lhes disse: não; para que, ao colher o joio, não arranqueis também o trigo com ele." Mateus 13:29 Não são raras as vezes na Bíblia que Deus ensina por contraste, e nas parábolas não poderiam ser diferente: Caim e Abel; caminho largo e estreito; bodes e ovelhas. A parábola do joio e do […]
"Ele, porém, lhes disse: não; para que, ao colher o joio, não arranqueis também o trigo com ele." Mateus 13:29
Não são raras as vezes na Bíblia que Deus ensina por contraste, e nas parábolas não poderiam ser diferente: Caim e Abel; caminho largo e estreito; bodes e ovelhas. A parábola do joio e do trigo é a história com a qual Deus golpeia o nosso romantismo com o Reino, pois Ele se antecipa em dizer que aquilo que parece, mas não é, sempre estará presente.
Em geral, o espanto com a presença do joio em nossos dias é fruto de um estudo relapso das Escrituras.
O joio não foi uma plantação acidental de Deus, muito menos uma ação intencional. A parábola deixa claro ao dizer "...o inimigo quem fez isso..." (Vs 28). O joio é obra do mal. Apesar de não devermos ficar surpresos com a sua existência, não devíamos subestimar ou superestimar a sua presença
Ainda sobre o joio, precisamos destacar:
1. Joio e trigo vão crescer juntos, não haverá dias sem joio.
2. Só os olhos de Deus podem, com precisão, perceber o que parece imperceptível. Deus não nos confiou um carimbo para separarmos uns dos outros.
3. Deus fará a separação entre o joio e o trigo, na hora e da forma que Ele quiser.
PARA DISCUTIR
1. Podemos ser joio sem perceber?
2. Porque o joio e o trigo precisam crescer juntos?
O trágico nos dias de hoje é ser joio na ilusão de que se é trigo. Devemos vigiar, pois às vezes, mesmo sendo o mais fino trigo nos degenerarmos como o pior joio. Assim como também é possível, começarmos a nossa história com joio, mas ao permitirmos a ação de Deus em nossa vida, Ele nos torna trigo. Um tesouro especial desse ensino de Cristo é que um dia não mais existirá joio e jamais seremos ameaçados novamente.
PRA NÃO ESQUECER
O ditado "as aparências enganam" não funciona quando Deus é o alvo do engano