Sede Administrativa da Igreja Adventista do Sétimo Dia - Nordeste

Blog

Lição de PG nº 12 |19/03 |Justiça e individualismo

TEXTO BÍBLICO “Assim, pois, cada um de nós dará contas de si mesmo a Deus.” Romanos 14:12 Nos dias de Lutero, a consciência coletiva se sobrepunha à individual. Para ser aceito na sociedade, o indivíduo não poderia questionar o Estado ou a igreja. Qualquer tentativa de afastar-se do senso comum era tida como um ato […]


  • Compartilhar:

TEXTO BÍBLICO

“Assim, pois, cada um de nós dará contas de si mesmo a Deus.” Romanos 14:12

Nos dias de Lutero, a consciência coletiva se sobrepunha à individual. Para ser aceito na sociedade, o indivíduo não poderia questionar o Estado ou a igreja. Qualquer tentativa de afastar-se do senso comum era tida como um ato de rebelião passível de penas severas, incluindo a morte.

Foi nesse cenário que Lutero ousou desafiar o pensamento da igreja, removendo a necessidade de o sujeito estar de acordo total com a instituição. Por isso, ele se esforçou em traduzir e distribuir a Bíblia para o máximo de pessoas possível. Seu sonho era que todos pudessem ter um relacionamento pessoal, e não institucionalizado, com Deus.

Isso gerou uma nova sensação de liberdade que se desdobraria na sociedade. Afinal, se eu sou capaz de conduzir a minha vida espiritual e religiosa com autonomia, por que não poderia fazer o mesmo nas outras áreas da vida?

Assim, a reforma abriu espaço para a que a subjetividade humana fosse valorizada e a livrou dos grilhões da institucionalização do indivíduo. Isso foi o ponto de ignição para a modernidade ocidental, incluído a possibilidade da laicização, liberando a humanidade de ilusórios paradigmas tidos como universais.

A Reforma ocasionou uma maior variedade no campo das artes e contribuiu para alavancar a ciência moderna. Uma vez que anteriormente as pesquisas estavam restritas à confirmação do pensamento coletivo institucional, agora o homem se torna livre para seguir com seus experimentos sem a necessidade de prestação de contas ao Estado ou à igreja. Tudo isso maximizou o potencial humano quando trouxe à tona uma
nova forma de viver com autonomia e individualidade.

PERGUNTAS PARA DEBATE

  1. Até que ponto você tolera a convivência com pessoas diferentes de você (preferências, religião, política, coisas do tipo)? Seja honesto na sua resposta!
  2. Você acha que glorifica mais a Deus sendo quem você é, dentro dos limites da Escritura, ou sendo o que os outros esperam que você seja? Por quê?
  3. Como ter individualidade sem se tornar individualista?
  4. De que forma o fato de que cada um prestará conta de si a Deus (Rm 14:12) e o imperativo da missão (levar pessoas a Jesus) podem ser harmonizados?

PARA REFLETIR

“Pensar em si mesmo é individualismo. Pensar por si mesmo é individualidade.” Diego Barros