Sede Administrativa da Igreja Adventista do Sétimo Dia - Nordeste

Blog

Lição de PG nº 11 |12/03|Justiça e Governo

TEXTO BÍBLICO “Assim, pois, cada um de nós dará contas de si mesmo a Deus.” Romanos 14:12 Alec Ryrie, no artigo que escreveu para o portal de notícias da CNN intitulado “Three surprising ways the Protestant Reformation shaped our world” (Três maneiras surpreendentes pelas quais a Reforma Protestante moldou nosso mundo) escreveu: “Os protestantes às […]


  • Compartilhar:

TEXTO BÍBLICO

“Assim, pois, cada um de nós dará contas de si mesmo a Deus.” Romanos 14:12

Alec Ryrie, no artigo que escreveu para o portal de notícias da CNN intitulado “Three surprising ways the Protestant Reformation shaped our world” (Três maneiras surpreendentes pelas quais a Reforma Protestante moldou nosso mundo) escreveu:

“Os protestantes às vezes confrontaram ou derrubaram seus governantes, mas sua demanda política mais constante é simplesmente serem deixados em paz. Voltando às raízes do cristianismo na Roma antiga, eles tentaram esculpir um espaço espiritual onde a autoridade política não se aplica e insistiram que esse espaço, o reino de Deus, importa muito mais do que as disputas sórdidas e efêmeras deste mundo. […] No processo, eles ajudaram a dar ao mundo moderno a noção contra intuitiva de governo limitado: o princípio de que o primeiro dever de um governo é sair do caminho da vida de seu povo o máximo que puder. É um princípio que eles entrelaçaram no DNA dos Estados Unidos”.

No mesmo artigo, Ryrie também conclui que o estabelecimento da democracia do ocidente foi um dos efeitos inesperados do protestantismo. Uma vez vencida a tirania da igreja, o próximo passo foi combater a tirania do Estado absolutista. Embora isso não tenha sido premeditado, foi um resultado inequívoco dos ideais dos reformadores.

A separação da igreja e do Estado também foi perseguida pelos protestantes. Para os reformadores, a religião era um assunto ligado à liberdade individual e o Estado não deveria ter poderes para intrometer-se nessa esfera.

PERGUNTAS PARA DEBATE

  1. O que você entende quando a Bíblia diz que toda a autoridade é estabelecida por Deus e nós devemos nos submeter à ela? (Romanos 13:1-7)
  2. Na sua opinião, qual o grande perigo de termos uma união possível entre Estado e igreja – política e religião?
  3. A Bíblia diz que é importante submeter-se às autoridades governamentais. Mas quando isso ofende a consciência do indivíduo, como se deve proceder?

A Reforma Protestante foi um catalisador para o processo democrático que conhecemos. Um governo justo e humanitário, e um Estado onde as pessoas têm voz, só foram possíveis graças a ruptura com o regime religioso que apoiava o totalitarismo e que era nocivo em todos os sentidos.

PARA REFLETIR

“Só os tolos acreditam que política e religião não se discutem. Por isso os ladrões permanecem no poder e os falsos profetas continuam a pregar.”
Charles Spurgeon