Sede Administrativa da Igreja Adventista do Sétimo Dia - Nordeste

Blog

Lição de PG nº 10 |06/03| Amando os inimagináveis

TEXTO BÍBLICO "Porquanto o filho do homem veio buscar e salvar o que estava perdido." Lucas 19:10 O Evangelho de Lucas, de forma especial, dedica um espaço considerável para retratar o amor de Cristo pelos marginalizados pela sociedade. Dono de um amor nada seletivo, Jesus amava os inimagináveis. O texto de hoje, conta a história […]


  • Compartilhar:

TEXTO BÍBLICO

"Porquanto o filho do homem veio buscar e salvar o que estava perdido." Lucas 19:10

O Evangelho de Lucas, de forma especial, dedica um espaço considerável para retratar o amor de Cristo pelos marginalizados pela sociedade. Dono de um amor nada seletivo, Jesus amava os inimagináveis. O texto de hoje, conta a história de Zaqueu que era apenas um, entre tantos, por quem Jesus evidenciou o Seu amor. Tal amor, causava estranheza nas pessoas e trouxe sobre Cristo rótulos pelos quais Ele nunca se incomodou. Veja um pouco da lista dos inimagináveis:

·      Mulher adúltera (João 8:1-11);

·      Zaqueu (Lucas 19:1-10);

·      Leprosos (Lucas 17:11-19);

 ·      Diversos pecadores (Lucas 5:29-32);

·      Mulher do fluxo (Lucas 8:42-48);

·      O ladrão da cruz (Lucas 23:34).

Você e eu também estamos nesta lista, somos parte dos inimagináveis. Nunca duvide do amor de Jesus por você, não importa a nossa longa lista de fracassos, somos alvos de um amor persistente e que não desiste, mesmo quando desistimos. “É quando se recebe Cristo como Salvador pessoal, que sobrevém salvação à alma. Zaqueu recebera a Jesus não somente como a um hóspede de passagem em sua casa, mas como Alguém que vinha habitar no templo da alma. Os escribas e fariseus o acusavam de pecador, murmuraram contra Cristo por Se hospedar sob seu teto, mas o Senhor o reconheceu como filho de Abraão. Pois os que são da fé são filhos de Abraão” (Gálatas 3:7) (DTN 389.3).

Nos Evangelhos, encontramos os mais variados tipos de pecadores, com certeza, nos identificamos com alguns deles, porém devemos mirar no amor de Cristo, ter a certeza que o tempo não fez o amor de Jesus caducar. Como expressa Paulo, na carta aos Hebreus: “Jesus Cristo é o mesmo, ontem, hoje e para sempre” (13:8). Descanse hoje nesse amor e proclame-o para os que precisam de descanso. Creia no amor de Jesus anunciado pela Palavra e não, no que a nossa mente limitada pode alcançar.

Em Lucas, Jesus está sempre se relacionando com: publicanos, pecadores, enfermos, leprosos, mulheres, gentios, samaritanos, viúvas, pobres ou crianças.

Todas essas classes de pessoas eram desprezadas pela sociedade judaica do 1º século e era simplesmente um absurdo que um Mestre judeu, se preocupasse em estar na presença de algumas dessas pessoas. Interessante é notar como o Espírito Santo age na vida de alguns desses grupos. O evangelho de Lucas é o Evangelho da inclusão, da quebra de paradigmas, da valorização humana, do amor de Deus pelo perdido (15:20), do Deus que festeja quando um pecador decide mudar de vida (15:7).

PAUSA PARA DISCUSSÃO

1.  Por que temos dificuldades de crer no amor incondicional de Cristo?

2.  Em que personagem dos Evangelhos você consegue perceber esse amor, de forma mais notável?

"Não há obstáculo à altura do amor de Cristo." Pr. Paulo Correia