Sede Administrativa da Igreja Adventista do Sétimo Dia - Nordeste

Blog

Lição de PG nº 1 |03/01| A Bíblia que Jesus Cristo lia

TEXTO BÍBLICO “E, começando por Moisés, e por todos os profetas, explicava-lhes o que dele se achava em todas as Escrituras.” Lucas 24:27 Foi com um estudo bíblico em cadeia, conforme o texto acima mostra, que Jesus assegura sua centralidade no Antigo Testamento. Hoje, o A. T. é alvo dos mais diversos ataques, desde aqueles que […]


  • Compartilhar:

TEXTO BÍBLICO

“E, começando por Moisés, e por todos os profetas, explicava-lhes o que dele se achava em todas as Escrituras.” Lucas 24:27

Foi com um estudo bíblico em cadeia, conforme o texto acima mostra, que Jesus assegura sua centralidade no Antigo Testamento. Hoje, o A. T. é alvo dos mais diversos ataques, desde aqueles que desprezam o seu conteúdo na íntegra até aqueles que o interpretam, conforme a sua conveniência, usando aquilo que reforça suas crenças e adotando uma hermenêutica frágil, quando ele lhe opõe em suas concepções, mas o que eles esquecem é que essa era a Bíblia que Jesus Cristo lia. Não apenas porque era a única existente, mas, por mais de uma vez, Ele reforça seus “novos” ensinamentos, recorrendo ao alicerce deles que era o antigo testamento.  Vejamos algumas posições de Jesus sobre o Antigo Testamento:

  • Ele acreditou no [literal] relato da criação, segundo Gênesis (Mateus 19:4-6; Marcos 10:6-8);
  • Acreditou que o autor do Pentateuco foi Moisés (Mateus 8:4; João 5:46; 7:19);
  • Aceitou o Cânon Judaico do Velho Testamento, mas rejeitou o Apócrifa (Lucas 24:44);
  • Severa e publicamente, repreendeu os saduceus por sua ignorância das Escrituras (Mateus 22:29);
  • Ensinou que cada palavra das Escrituras procede de Deus (Mateus 4:4);
  • Ensinou que as Escrituras do Velho Testamento apontavam para Ele (Lucas 24:27, 44);
  • Ensinou que o homem será julgado pela Palavra de Deus (João 12:47-48).

A lista seria bem maior. Na verdade, esse atual desprezo ao Antigo Testamento ou nasce de uma hermenêutica doente ou talvez de uma conveniência que sobrepuja o bom senso. É certo que ao olharmos para vida do Salvador descrita nos quatro Evangelhos ou na Igreja Apostólica e Sua postura diante do A. T., podemos ser precisos ao afirmar que: se formos tomá-los como exemplo, o mundo cristão deveria ter reverência a essa parte das Escrituras, tão negligenciada nos dias atuais.

O Novo Testamento não nasce para ser antagonista do Antigo Testamento, esse conceito além de equivocado, não pode ser alicerçado na Palavra de Deus. O N.T. não é uma declaração de arrependimento de Deus pelo Antigo Testamento, na verdade, exalta o seu valor doutrinário e profético.

Pausa para Discussão

1.  Como Jesus tratou o Antigo Testamento?

2.  De onde nasce essa visão atual e distorcida sobre o Antigo Testamento?

Como explana Ellen G. White: “O mesmo poder exercido por Cristo enquanto andava visivelmente entre os homens, acha-se em Sua Palavra. Era por Sua palavra que Jesus curava a doença e expulsava os demônios; por Sua palavra, acalmava o mar, e ressuscitava os mortos; e o povo dava testemunho de que Sua palavra tinha autoridade. Ele falava a Palavra de Deus, a mesma que falara a todos os profetas e mestres do Antigo Testamento. Toda a Bíblia é uma manifestação de Cristo” (Ciência do Bom Viver, p. 122).

Poderíamos desfilar à notoriedade de Cristo nos livros do antigo testamento, sem nenhuma dificuldade, e afirmar que essa parte das Escrituras tem um teor Cristocêntrico. Por isso, se queremos imitar a Cristo, o antigo testamento não será tratado como antiquado ou inadequado, mas como a Palavra de Deus. O próprio Senhor Jesus reforça essa verdade: “São elas que de Mim testificam” (João 5:39). Sim, a Bíblia toda fala de Cristo. Desde o primeiro relatório da criação, onde diz que “sem Ele, nada do que foi feito se fez” (João 1:3), até à promessa final: “Eis que cedo venho” (Apocalipse 22:12). “Se desejais familiarizar-vos com o Salvador, estudai as Santas Escrituras”, diz Ellen White (Caminho a Cristo, p. 88).

Jesus é o autor, jamais o opositor do Antigo Testamento. É o centro dEle, jamais um ilustre desconhecido nEle." Pr. Paulo Correia