Sede Administrativa da Igreja Adventista do Sétimo Dia - Nordeste

Blog

Lição de PG nº 01 |01/01| Justiça e fé

TEXTO BÍBLICO “O justo viverá pela fé.” Romanos 1:17 Roma, Século XVI. Peregrinos de toda a Europa se amontoam na Escada de Pilatos. Segundo a tradição, quem subisse todos os vinte e oito degraus rezando de joelhos conseguiria diminuir sua pena no purgatório. Entre os suplicantes daquele dia, encontrava-se um devoto monge alemão. Sua oração […]


  • Compartilhar:

TEXTO BÍBLICO

“O justo viverá pela fé.” Romanos 1:17

Roma, Século XVI. Peregrinos de toda a Europa se amontoam na Escada de Pilatos. Segundo a tradição, quem subisse todos os vinte e oito degraus rezando de joelhos conseguiria diminuir sua pena no purgatório.

Entre os suplicantes daquele dia, encontrava-se um devoto monge alemão. Sua oração mistura-se tanto às preces de seus irmãos religiosos quanto com os gritos de mercadores locais que oferecem relíquias sagradas supostamente trazidas de Jerusalém. Pedaços da cruz do Salvador, ossos dos apóstolos, penas do Espírito Santo (quando apareceu como pomba) e leite da virgem Maria, eram apenas alguns dos itens que, caso fossem adquiridos, garantiriam ao seu possuidor proteção contra males deste mundo e do além.

Ao chegar no topo da escadaria, o monge, em um momento de epifania, recorda-se de uma passagem da Bíblia, especificamente da carta aos Romanos, que grita em sua mente: “O justo viverá pela fé”. Romanos 1:17. Seu nome era Martinho Lutero, e depois desse dia, o mundo nunca mais seria o mesmo.

Nos dias de Lutero acreditava-se que a aquisição de relíquias e indulgências garantiriam que o homem encontraria proteção contra a ira de Deus. Mas, com o início da Reforma Protestante, teve início um movimento de ruptura da fé com a superstição. Amuletos, relíquias, o folclore religioso e objetos sagrados foram aos poucos dando lugar a uma fé que encontraria sua razão de ser no que está escrito na Bíblia.

O célebre poeta Mário Quintana, acertadamente disse que livros mudam pessoas e pessoas mudam o mundo. O fato de a Reforma Protestante ter encontrado no livro de Romanos sua fonte primária, torna esta carta uma das mais influentes peças literárias de todos os tempos. Não apenas no ponto de vista religioso, mas também como obra de transformação social.

PERGUNTAS PARA DEBATE

1. Na sua visão, qual a diferença entre fé e superstição? (você pode pesquisar no Google e ver o que encontra) Dê exemplos.

2. Quais elementos supersticiosos encontram-se na nossa sociedade?

3. Como podemos ajudar as pessoas a abandonar as superstições e encontrar na Bíblia uma nova forma de viver?

A superstição gera fanatismo; a Bíblia o destrói. A Reforma Protestante, foi o ponto de partida para a construção do que conhecemos como a sociedade ocidental. Desde então, o homem pode fazer o exercício da razão para compreender o mundo em que vive e o seu relacionamento com o Salvador. E, como veremos a partir de agora, esse era só o início da mudança.

PARA REFLETIR

“O justo vive pela fé, não pela superstição.” Diego Barros