Sede Administrativa da Igreja Adventista do Sétimo Dia - Nordeste

Blog

Lição de PG nº 07 |12/02|Justiça e fé

TEXTO BÍBLICO “Para que sirvamos conforme o novo modo do Espírito, e não segundo a velha forma da lei escrita.” Romanos 7:6 Grande parte dos avanços que a Reforma possibilitou foi fruto de uma visão de mundo baseada na compreensão do livro de Romanos. Uma delas residia no fato de que a transformação social não […]


  • Compartilhar:

TEXTO BÍBLICO

“Para que sirvamos conforme o novo modo do Espírito, e não segundo a velha forma da lei escrita.” Romanos 7:6

Grande parte dos avanços que a Reforma possibilitou foi fruto de uma visão de mundo baseada na compreensão do livro de Romanos. Uma delas residia no fato de que a transformação social não aconteceria com a mera submissão do homem às leis estabelecidas, mas apenas se a humanidade elevasse o padrão de suas leis.

A mensagem de Romanos nos coloca diante de um povo que não vive apenas pelo que está escrito na lei, mas adota um viver baseado no Espírito que rege essas leis. Ou seja, as proibições da lei não podem transformar o coração humano, mas um coração transformado tem o poder de elevar os padrões da sociedade.

Tome por exemplo a escravidão. Era legal que os cidadãos de bem de alguns lugares adquirissem escravos como propriedade. Porém, antes mesmo dos primeiros decretos abolicionistas, cristãos de orientação protestante já tinham abandonado essa prática, ou nem sequer aderido a ela. Era um padrão superior ao da lei, o padrão do Espírito. E quando o padrão do Espírito é adotado, não existem infrações da lei, mas uma revisão delas.

Tome por exemplo o ensinamento bíblico sobre o adultério. A lei diz que não se deve adulterar (Êxodo 20: 13). Jesus, porém, elevou o padrão da lei, nos levando ao Espírito por trás dela: “qualquer que olhar para uma mulher com intenção impura, no coração, já adulterou com ela” (Mt 5:28).

Ao elevar o padrão de vida, Jesus não se opõe a Lei, mas diminui a sua importância. Para ele, viver pela lei é o mínimo, e seus seguidores não podem ser cidadãos modelos de mediocridade moral.

PERGUNTAS PARA DISCUTIR

  1. É possível adulterar através de uma curtida ou de uma postagem nas redes sociais?
  2. Na sua opinião, como viver uma vida no Espírito sem contradizer a letra da lei?
  3. Como é possível transgredir o sábado, apenas obedecendo a lei como está escrita? Isaías 58:13-14 pode ajudar a responder.

O cristianismo defendido pela Reforma Protestante foi responsável por aumentar os padrões da moralidade social, sendo vanguardista na busca pela extinção de práticas totalmente desumanas e cruéis. Essas coisas só foram possíveis, porque um homem leu o livro de Romanos e chamou o mundo a praticá-lo.

PARA REFLETIR

“O coração do problema é o problema do coração.” John Stott