Sede Administrativa da Igreja Adventista do Sétimo Dia - Nordeste

Blog

Lição de PG nº 06 |05/02| Justiça e liberdade

TEXTO BÍBLICO “Vocês foram libertos do pecado e tornaram-se escravos da justiça.” Romanos 6:18 Lutero, ao recusar-se a submeter sua consciência à autoridade papal, abriu as portas para um movimento que teria como base a liberdade individual. Não que outros não tenham feito isso antes dele, mas ninguém conseguiu tamanho apoio popular. Lutero, ao recusar-se […]


  • Compartilhar:

TEXTO BÍBLICO

“Vocês foram libertos do pecado e tornaram-se escravos da justiça.” Romanos 6:18

Lutero, ao recusar-se a submeter sua consciência à autoridade papal, abriu as portas para um movimento que teria como base a liberdade individual. Não que outros não tenham feito isso antes dele, mas ninguém conseguiu tamanho apoio popular. Lutero, ao recusar-se submeter sua consciência à autoridade papal, abriu as portas para um movimento que teria como base a liberdade individual. Não que outros não tenham feito isso antes dele, mas ninguém conseguiu tamanho apoio popular. Uma vez que toda autoridade humana era provisória e que a consciência só pode ser restringida pela Bíblia e pelo Espírito Santo, garantiu que os protestantes não deveriam colocar limites em um argumento aceitável.

A postura de Lutero causou um desgaste da censura no transcurso da história. Se antes as pessoas eram condenadas à morte por posicionarem-se contrariamente às opiniões da igreja, agora o mundo teria que conviver com pessoas que ousaram discordar, e isso foi a base do que mais tarde conheceríamos como liberdade de expressão.

Com o pensamento liberto da gaiola da superstição e da opressão da igreja medieval, uma onda crescente de estudiosos e universidades protestantes viabilizaram o surgimento e o avanço da ciência moderna.

Uma vez que o protestantismo possui diversas ramificações legítimas, houve um avanço na compreensão da liberdade de culto como sendo uma virtude cristã, o que se expandiu gradativamente para um novo relacionamento com outras religiões mundiais.

Tudo isso é completamente diferente do que fora experimentado em outros países. O ideal de liberdade proposto pela Revolução Francesa, por exemplo, tinha a ver com perseguição à religião e a queima de Bíblias como tentativa de expurgar o cristianismo; elas são uma amostra de como as revoluções fracassaram em tornar o homem livre.

PERGUNTAS PARA DEBATE

  1. Como entender que a libertação do pecado nos torna escravos da justiça, como diz Romanos 6:18?
  2. De que forma a liberdade proposta pela Bíblia é diferente da liberdade proposta em outros lugares?
  3. Victor Hugo disse que tudo que aumenta a liberdade, aumenta a responsabilidade. O que você pensa sobre isso?

Conforme uma frase atribuída a Augusto Cury, “se formos livres por dentro, nada nos aprisionará por fora”. É exatamente por isso, que D. James Kennedy está correto ao afirmar: “O cristianismo primeiro liberta as
pessoas das cadeias do pecado. A seguir, após a liberdade espiritual ter sido experimentada, é também iniciada uma inevitável busca pelas liberdades civis”.

PARA REFLETIR

“Não alcançamos a liberdade buscando a liberdade, mas sim a verdade. A liberdade não é um fim, mas uma consequência.” Leon Tolstói