Sede Administrativa da Igreja Adventista do Sétimo Dia - Nordeste

Blog

Lição de PG nº 05 |29/01| Justiça e graça

Autor: Pr. Diego Barros TEXTO BÍBLICO “[…] onde abundou o pecado, superabundou a graça.” Romanos 5:20 A doutrina da graça aponta para a falta total de merecimento humano do favor divino. Contudo, mesmo sendo culpados da pior atrocidade do universo – a morte do Filho de Deus –, o Senhor nos trata com misericórdia e […]


  • Compartilhar:

Autor: Pr. Diego Barros

TEXTO BÍBLICO

“[…] onde abundou o pecado, superabundou a graça.” Romanos 5:20

A doutrina da graça aponta para a falta total de merecimento humano do favor divino. Contudo, mesmo sendo culpados da pior atrocidade do universo – a morte do Filho de Deus –, o Senhor nos trata com misericórdia e compaixão. E se Deus, que é Santo, Justo e Bom, lida com a humanidade dessa maneira, os reformadores entenderam que precisavam aplicar este conceito nas relações humanas. Esse foi mais um ponto de transformação social que surgiu a partir da teologia da carta aos Romanos.

Os reformadores advogaram a dignidade da vida dos camponeses e lutaram para que eles fossem libertos das taxas e leis predatórias às quais estavam submetidos. Além disso, eles exigiram julgamentos justos, que não favorecessem os nobres, e ensinaram que os servos não eram propriedade dos senhores feudais.

O desdobramento desta ideologia acabou dando origem ao primeiro documento reivindicatório de direitos humanos - A Declaração de Independência Americana, em 1776:

“Consideramos estas verdades evidentes por si mesmas, que todos os homens são criados iguais, que são dotados pelo Criador de certos direitos inalienáveis, entre os quais estão a vida, a liberdade e a busca de felicidade”.

Pela primeira vez na história temos a declaração de direitos humanos fundamentais, concedidos a partir da compreensão que o mundo teria da graça de Deus, após a reforma protestante.

É lugar comum na história associar os ideais de direitos humanos fundamentais aos ideais de igualdade, liberdade e fraternidade da Revolução Francesa. Mas, segundo o ex-ministro nacional de educação da França, Luc Ferry: “É perfeitamente claro que, sem esta valorização tipicamente cristã da pessoa humana […] a filosofia dos direitos humanos […] jamais teria visto o dia”.

PERGUNTAS PARA DEBATE

  1. Por que os cristãos devem ter uma noção mais elevada da vida humana que os demais (Gn 1:27)?
  2. Como equilibrar a visão de que somos pecadores com a dignidade que Deus confere à vida, pela sua graça?
  3. Como a graça de Deus pode servir de base para a construção de um mundo mais justo, enquanto Jesus não volta?

A carta aos Romanos nivela todos como sendo necessitados da graça de Deus e, logo em seguida, mostra como essa graça é grandiosa. Esta mensagem tem modificado estruturas sociais que nem sequer percebem
que estão sendo reformadas pelo pensamento cristão.

PARA REFLETIR

“Todos os seres humanos nascem livres e iguais em dignidade e em direitos.” Artigo 1º da Declaração Universal dos Direitos Humanos