Sede Administrativa da Igreja Adventista do Sétimo Dia - Nordeste

Blog

Lição de PG n° 51 |20/12|A grande esperança

"Então a morte e o inferno foram lançados no lago de fogo. Esta é a segunda morte." Apocalipse 20:14 Assim como acontece hoje, o assunto da morte provocava diversos sentimentos nos primeiros leitores do Apocalipse. Na época de João existiam várias ideias sobre o que acontecia com o homem após a morte. Muitos, mesmo entre […]


  • Compartilhar:

"Então a morte e o inferno foram lançados no lago de fogo. Esta é a segunda morte." Apocalipse 20:14

Assim como acontece hoje, o assunto da morte provocava diversos sentimentos nos primeiros leitores do Apocalipse. Na época de João existiam várias ideias sobre o que acontecia com o homem após a morte. Muitos, mesmo entre os cristãos, não estavam seguros de que aqueles que já haviam morrido fossem participar da glória no dia do retorno de Cristo. Isso era decorrente da influência do mundo pagão que via a ressureição como loucura (Lucas 24:11) e reagia a morte com desespero. A palavra usada pelos romanos para descrever o lugar onde os mortos eram colocados era Necrópoles ou cidade dos mortos. Alguns poetas gregos e romanos descreviam a morte com uma fria desesperança, como Tosquio que escreveu: "Uma vez que o homem morre não há ressurreição” ou Teócrito que dizia: "Há esperança para aqueles que estão vivos, mas os que morreram estão sem esperança”.  No verso de hoje, Jesus apresenta para João a “morte da morte”. Como dizia o Pr. Henry Feyerabend, muito em breve assistiremos ao funeral da própria morte.

A volta de Jesus é a solução para todos os nossos problemas, inclusive o maior deles que é a morte. “O último inimigo a ser destruído é a morte” (I Coríntios 15:26). Alguns argumentos nos dão segurança na crença da ressurreição e aniquilamento da morte:

1º - As promessas divinas nunca falharam. Se a promessa da ressurreição fosse feita pela palavra do homem, poderíamos duvidar, pois “Assim diz o Senhor: maldito o homem que confia no homem, e faz da carne o seu braço.” (Jeremias 17:5). No entanto, o argumento da ressurreição está baseado na palavra do Senhor. Ele mesmo nos deu esperança ao dizer: “Felizes e santos os que participam da primeira ressurreição! 

A segunda morte não tem poder sobre eles; serão sacerdotes de Deus e de Cristo, e reinarão com ele durante mil anos” (Apocalipse 20:6). Deus nunca deixou de cumprir nenhuma de Suas promessas. Isso é uma prova de que Ele irá cumprir Sua promessa final de ressurreição.

2º - A ressurreição está garantida pela dívida paga na cruz do calvário. Imagine você comprando e pagando por um produto de grande valor, dizendo ao vendedor: “Eu vou deixar pago e depois volto para buscar”. Você pega um recibo comprovando que a mercadoria está paga e vai embora. Depois de algum tempo você volta para levar o produto e ouve o vendedor dizer: “Olha, eu não sabia se você iria voltar para buscar a mercadoria por isso eu a vendi para outra pessoa e gastei o seu dinheiro, não tenho mais como devolver”. Você surpreso diria: “Como eu iria pagar tão caro em um produto e não iria voltar para levar?”

O argumento é: Por que Jesus pagaria um preço tão alto por nossa salvação e depois nos abandonaria aqui? Isso é absurdo. Ele pagou e voltará para buscar Seus filhos comprados, não a preço de ouro ou prata, mas pelo  Seu precioso sangue. “E cantavam um novo cântico, dizendo: Digno és de tomar o livro, e de abrir os seus selos; porque foste morto, e com o teu sangue compraste para Deus homens de toda a tribo, e língua, e povo, e nação” (Apocalipse 5:9).

3º - A ressurreição de Cristo é uma garantia da nossa. Cristo é chamado de “o primogênito de entre os mortos” (Colossenses 1:18). A crença cristã na ressurreição não surgiu de especulações filosóficas ou noções fantasiosas, mas da convicção de que tal evento já havia tido lugar com a ressurreição de Cristo. É mediante Sua ressurreição que Cristo conquistou a vitória sobre a morte para todos os Seus seguidores.

PARA DISCUTIR

1.  Como a esperança na ressurreição pode influenciar nossa reação diante dos presentes num funeral?

2.  Já perdeu alguém muito importante? O que lhe ajudou a ter a esperança no reencontro?

A promessa da ressurreição não é algo ligado apenas ao futuro. Não é apenas no dia da vinda de Cristo que essa promessa será útil para minha vida. De acordo com Paulo em I Tessalonicenses 4:18, a esperança da ressurreição na segunda vinda de Cristo deve ser um consolo diário para aqueles que aguardam o reencontro com os seus queridos que morreram crendo em Cristo.

PRA NÃO ESQUECER

Declaração de Ellen White após o funeral de seu esposo: "quando me foi tomado aquele cujas profundas afeições eu fruíra por trinta e seis anos, pude colocar as mãos sobre seus ombros e dizer a Deus: - confio meu tesouro a ti até a manhã da ressurreição.