Sede Administrativa da Igreja Adventista do Sétimo Dia - Nordeste

Blog

Lição de PG n° 5 |31/01| Deus invade a terra

Pr. Paulo Correia - Ministerial APe “E quando eu for, e vos preparar lugar, virei outra vez, e vos levarei para mim mesmo, para que onde eu estiver estejais vós também”    -  João 14:3 De todas as promessas de Jesus, a expressa em João 14:1-3 é a mais pessoal, consoladora e segura. Pelo menos 2500 […]


  • Compartilhar:

Pr. Paulo Correia - Ministerial APe

“E quando eu for, e vos preparar lugar, virei outra vez, e vos levarei para mim mesmo, para que onde eu estiver estejais vós também”    -  João 14:3

De todas as promessas de Jesus, a expressa em João 14:1-3 é a mais pessoal, consoladora e segura. Pelo menos 2500 vezes, o assunto da segunda vinda de Cristo é retratado nas Escrituras. Só no Novo Testamento, existem 318 referências. Ainda que a vida cristã seja repleta de bênçãos, mesmo aqui, “embora a grande e final recompensa seja dada por ocasião da volta de Cristo, o serviço lealmente prestado para Deus traz recompensa mesmo nesta vida” (E.G.W, Testemunho para Igrejas, vol. 6, p. 305-306). Porém, não podemos esquecer que a volta de Jesus representa o fim das lutas terrenas, mas há uma negligência considerável sobre este assunto tão amplamente divulgado na Palavra de Deus.

A cena final desse mundo, retrata um Deus que não assiste inerte o desenrolar dos eventos que acontecem nele, mas que no momento planejado, invadirá interferindo para sempre na história humana.

“Deus acabará invadindo a história. Mas, quando isso acontecer, será o fim do mundo. Pois, quando o autor caminha para o palco, a peça acabou” (C. S. Lewis). A Bíblia menciona três tipos de vinda do Senhor. Nesse estudo, vamos falar sobre a segunda.

1. Primeira Vinda (Lucas 2:1-7) – que se refere ao nascimento, vida e morte de Cristo, em cumprimento às profecias. Objetivo: Entrar na história humana como homem para cumprir o plano da redenção (na Sua vida, morte e ressureição).

2. Segunda Vinda (João 14:1-3) – refere-se ao maior evento, o momento onde Deus invadirá a história, numa intervenção maravilhosa. Objetivo: A concretização das promessas feitas na primeira vinda de Cristo, a Grande Esperança do cristão.

3. Terceira Vinda (Apocalipse 20:11-15) – após o milênio, no desfecho do Grande Conflito. A Cidade Santa desce, tudo se faz novo na Terra e o mal é, finalmente, extinto.

A mente do cristão deve se manter focada nessa promessa e ela deve nortear sua vida. “A volta de Cristo ao nosso mundo ocorrerá dentro de pouco tempo. Seja esta a ênfase de cada mensagem”. Por isso, atentemos para os pontos mais importantes sobre ela:

1. Promessa: Feita por um Deus que nunca deixou cair nenhuma de Suas promessas no chão. Jesus assegurou o Seu retorno (João 14:3);

2. Sinais: São avisos para que esse grande evento não nos encontre desapercebidos (Mateus 24);

3. Tempo: A ênfase bíblica, nesse aspecto, não está centrada na data, mas no preparo (Mateus 24:36; 25:13).

4. Forma: Será visível (Apocalipse 1:7), não há nas Escrituras nenhum indício do contrário.

5. Objetivo: Onde as promessas de Jesus serão efetivadas: Vitória contra o pecado; vitória sobre a dor; vitória sobre a morte; vitória sobre a desigualdade.

No que diz respeito à Sua volta, Jesus gastou um tempo relevante na questão do preparo, pois esse evento será catastrófico, se nos encontrarmos despreparados. “Muitos que se têm chamado adventistas, têm marcado tempo. Repetidamente marcaram uma data para a vinda de Cristo; e repetidos fracassos têm sido o resultado. O tempo exato da vinda de nosso Senhor, diz a Bíblia, acha-se além do conhecimento dos mortais. Mesmo os anjos que ministram aos que hão de ser herdeiros da salvação, não sabem o dia nem a hora..

PAUSA PARA DISCUSSÃO

1. O que mais lhe chama a atenção na Volta de Cristo?

2. Por que essa deve ser a Grande Esperança do Cristão?

PARA REFLETIR

"Para que Jesus invada a história e realize os nossos mais nobres sonhos, precisamos invadir o mundo com a proclamação do evangelho." Pr. Paulo Correia