Sede Administrativa da Igreja Adventista do Sétimo Dia - Nordeste

Blog

Lição de PG n 09 |26/02| Justiça e educação

TEXTO BÍBLICO “[…] Como está escrito: Como são formosos os pés dos que anunciam coisas boas!” Romanos 10:15 Os reformadores acreditavam que a única forma de manter viva a fé protestante seria através da leitura da Bíblia pelo povo, e isso só poderia ser assegurado alfabetizando a população. Não é novidade que Lutero empenhou-se na […]


  • Compartilhar:

TEXTO BÍBLICO

“[…] Como está escrito: Como são formosos os pés dos que anunciam coisas boas!” Romanos 10:15

Os reformadores acreditavam que a única forma de manter viva a fé protestante seria através da leitura da Bíblia pelo povo, e isso só poderia ser assegurado alfabetizando a população. Não é novidade que Lutero empenhou-se na tradução da Bíblia para o Alemão, e que esta foi a obra que impulsionou a imprensa de Gutemberg. Mas, o que poucos discutem, é a influência de João Calvino sobre a disseminação da ideia de educação para todos.

Calvino foi um dos mais importantes nomes da Reforma Protestante. Empenhado em ver a Bíblia na mão de todos os homens, ele dedicou-se a modificar as estruturas sociais através do ensino da leitura com a finalidade do estudo da Escritura. Muitos enxergam nele um dos pais do ensino moderno.

“As nações mais influenciadas por Calvino e por Lutero receberam a melhor educação, em virtude da ênfase na Palavra de Deus. Por volta do século XX, antes das culturas terem sido corrompidas, foi feita uma pesquisa da taxa de alfabetização das diversas nações do mundo. As nações pagãs, como a China e a Índia, pouco expostas à Palavra de Deus, tiveram um índice de alfabetização entre 0 e 20%. As nações com influência predominantemente católica tiveram uma porcentagem muito maior que variou de 40 a 60%. Observe que ao longo dos séculos, esses países não receberam muito incentivo à leitura da Palavra de Deus – o Vaticano repudiava tal prática. Onde houve esse incentivo, como no terceiro grupo de países de larga influência protestante, o índice de alfabetização variou de 94 a 99,9%.” (D. James Kennedy; Jerry Newcombe. E se Jesus não tivesse nascido? p. 70)

PERGUNTAS PARA DEBATE

  1. O que você pensa do fato de os primeiros reformadores terem se empenhado tanto em ensinar as pessoas a ler e escrever?
  2. Como contribui para a sua fé saber que as pessoas que se esforçaram em pregar a Bíblia deram o primeiro passo para o estabelecimento de uma sociedade que teria acesso à educação?
  3. Na sua opinião, de que forma a Bíblia pode ser útil ainda hoje para transformar a sociedade ao nosso redor?

A Bíblia foi o primeiro instrumento utilizado na educação pública ocidental. Graças ao seu papel educador, algumas das faculdades mais importantes do planeta nasceram e se desenvolveram: Harvard, Yale, Princeton e a Universidade de Nova Iorque, entre outras, vieram de um berço cristão. É uma pena que hoje a sociedade ao nosso redor não reconheça o valor da Bíblia na construção da sociedade ocidental.

PARA REFLETIR

“A educação é simplesmente a alma de uma sociedade a passar de uma geração para a outra.” G. K. Chesterton