Sede Administrativa da Igreja Adventista do Sétimo Dia - Nordeste

Blog

Frente à frente com o inimigo [Ep. 01/Temp. 03]

A SAGA DO HERÓI Episódio 11- Frente a Frente com o inimigo “ A seguir, foi Jesus levado pelo espírito ao deserto, para ser tentado pelo diabo”. Mateus 4:1 Nosso herói não passaria isento de provas e tentações. Veio consciente que enfrentaria o inimigo e originador do vírus letal que condenou o planeta.  O impressionante […]


  • Compartilhar:

A SAGA DO HERÓI

Episódio 11- Frente a Frente com o inimigo

A seguir, foi Jesus levado pelo espírito ao deserto, para ser tentado pelo diabo”. Mateus 4:1

Nosso herói não passaria isento de provas e tentações. Veio consciente que enfrentaria o inimigo e originador do vírus letal que condenou o planeta.  O impressionante dessa narrativa é que as tentações vem após um momento de extremo reconhecimento do céu. “Por esse tempo, dirigiu-se Jesus da Galileia para o Jordão, a fim de que João o batizasse” (Mateus 3:13). Prepare-se, geralmente as tentações e investidas do inimigo vem após momentos de experiências incríveis com Deus. Certamente o enfático conselho bíblico “aquele pois que pensa está em pé, veja que não caia” (I cor 10:7), confirme essa certeza. Nunca se sinta confortável nem seguro demais após uma reafirmação espiritual de Deus e dos outros, vigie. Abra os olhos, e dobre os joelhos.

As circunstâncias e não o destino conduziu o herói a tentação. Mas o segredo está em sermos sempre guiados pelo Espírito sempre e para qualquer lugar. Os desertos sempre nos esperam. Deus sempre usou o deserto para preparar o seu povo, porque o crescimento pessoal e espiritual vem das adversidades e não dos aplausos. O povo de Israel precisou estar no deserto 40 anos, Elias fugiu de Jezabel e foi o deserto o seu amadurecimento espiritual e coragem. Saulo da estrada de Damasco foi para o deserto para se preparar para missão, e a igreja nos últimos dias passará pelo deserto.

A palavra deserto no original é midabá que significa encontro com a palavra. Antes da missão e execução do seu plano, Deus envia ao deserto. No deserto a vulnerabilidade humana é exposta, porque é na crise é que se conhece quem é quem. O inimigo do herói aparece nesse contexto trazendo dúvida por intermédio da conjunção “se”. As três  tentações iniciam levantando dúvida quanto a filiação de Jesus. Percebem que Cristo estava fragilizado pela fome depois de quarenta dias. O inimigo é aproveita a oportunidade diante da fragilidade. O herói estava fétido, empoeirado e maltrapilho. Suas roupas absorveram toda terra do deserto. E chega argumentando que ele não poderia ser filho de Deus.  A insinuação era que Deus jamais deixaria seu filho em tal situação. A proposta era transformar as pedras em pães. As pedras e os pães são parecidos no oriente médio. O tentador queria tornar Jesus independente do pai. Sua resposta foi uma reafirmação de acreditar na palavra do seu pai. “nem só de pão viverá o homem, mas de toda a palavra que sai da boca de Deus”. Aqui Cristo faz alusão a voz declarada no céu, se foi dito que ele era filho de Deus nenhuma circunstância poderia fazê-lo pensar o contrário.   

PAUSE

  1. Como as circunstâncias podem enfraquecer a sua fé? Porque devemos acreditar no que Deus diz a despeito das circunstâncias?
  2. Leia II Cor 4:17 e 18, e discuta a inevitabilidade das tribulações e problemas em nossa vida, e o que esse texto nos ensina a fazer?
  3. Porque é tão difícil acreditar quando os fatos da vida  vão na direção oposta ao que Deus diz e prometeu?

Todas as três tentações desmembraram da intenção do herói duvidar na palavra e promessa de Deus. A palavra no original para palavra de Deus não é logos, mas Rema que é palavra falada, referindo-se a declaração da voz de Deus no céu.  No próximo episódio o nosso herói se aproxima da realização de sua missão e revela que o ser humano continua sendo sua prioridade.

DESAFIO PRÁTICO- CONVIDE CADA MEMBRO DO SEU #PGMYSTYLE A IDENTIFICAR E VISITAR ALGUÉM QUE TENHA ABANDONADO A SUA FÉ NESSA SEMANA,  LEVANDO CONFORTO E AUXILIO ESPIRITUAL.

EMBORA NINGUÉM POSSA VOLTAR ATRÁS E FAZER UM NOVO COMEÇO,QUALQUER UM PODE COMEÇAR AGORA E FAZER UM NOVO FIM.

AUTOR DESCONHECIDO.