Sede Administrativa da Igreja Adventista do Sétimo Dia - Nordeste

Blog

Deus, O Estilista [Ep. 07/Temp. 02]

Episódio 7 - Deus, O Estilista “O Senhor Deus fez roupas de pele e com elas vestiu Adão e sua mulher.” Gênesis 3:21 A cena é dramática. Adão e Eva haviam pecado e o primeiro sinal de seu erro foi perceber que estavam nus. Com medo e vergonha, eles juntaram folhas de figueira para se […]


  • Compartilhar:

Episódio 7 - Deus, O Estilista

“O Senhor Deus fez roupas de pele e com elas vestiu Adão e sua mulher.”

Gênesis 3:21

A cena é dramática. Adão e Eva haviam pecado e o primeiro sinal de seu erro foi perceber que estavam nus. Com medo e vergonha, eles juntaram folhas de figueira para se vestir (Gênesis 3:7). Após Deus se encontrar com eles, percebendo o quanto suas vestes eram frágeis, fez para eles roupas de pele e com elas vestiu Adão e Eva. Deus se torna, então, o primeiro estilista deste mundo. E de lá pra cá, são inúmeras as formas que homens e mulheres buscam para se vestirem. Mas será que isso é importante?

Ouvimos muito falar que devemos nos vestir com modéstia. Mas o que é isso? Entre as muitas descrições do dicionário, gosto da que define modéstia como ausência de vaidade, simplicidade. E parece que é isso que a Bíblia diz nos textos de I Pedro 3:3-4 e I Timóteo 2:9. Ou seja, o meu vestir não deve chamar atenção para mim mesmo ou para o meu corpo e sim, glorificar a Deus.

Emanuelle Sales, do blog Bonita Adventista, menciona um verso da Bíblia: “Brilhe vossa luz diante dos homens” (Mateus 5:16), ou seja, Deus se importa com o que as pessoas pensam a nosso respeito. O homem não tem o poder de ver nosso coração; só Deus pode fazer isso. Então, obviamente, devo atentar para minha aparência também, pois é a primeira coisa que o mundo enxerga em mim.

Somos, por natureza, vaidosos. Aliás, esse foi um dos primeiros pecados do Universo gerados no coração de Lúcifer (Ezequiel 28:14,15 e 17). Gostamos de ser notados, amados e temos medo de ser rejeitados, por isso, dedicamos tanta atenção, tempo e dinheiro, escolhendo as melhores roupas e sapatos. Mas quando nosso coração estiver cheio de vaidade, devemos olhar para as estrelas e ver o quanto somos pequenos.

1.            Se não somos salvos pelas obras, por que devemos nos preocupar com a forma como nos vestimos?

2.            É pecado andar na moda com relação ao vestuário, ou isso é contextualizar-se?

3.            As mulheres podem levar os homens a pecar com a forma como se vestem ou essa é apenas uma desculpa usada pelos homens para minimizar seu erro?

Mas tome cuidado com os dois extremos. Se por um lado, você não deve usar o seu corpo para atrair ou chamar atenção para si, de igual modo, Deus não deseja que você ande por aí de qualquer jeito, afinal, você é um representante do Céu. Ellen White diz: “Não, não devemos ser excêntricos ou esquisitos em nosso vestuário buscando ser diferentes do mundo”. E ainda ressalta que devemos nos educar na “simplicidade do vestuário; simplicidade com elegância”.

Para apresentar um telejornal, o profissional deve estar vestido e penteado com elegância, sem extravagância. Sabem por quê? A elegância é necessária para que o comunicador seja respeitado e levado a sério. E sobre evitar a extravagância? É simples. O jornalista não deve chamar atenção para si, mas sim para a notícia. Como conclui Emanuelle Sales: “O cristão não deve chamar atenção para si, mas sim para a notícia: Deus e o evangelho. Isso é modéstia!”

O nosso corpo pertence a Deus. Gosto do texto bíblico que nos diz que somos a carta viva de Deus e que somos lidos por todos (II Coríntios 3:2). Quando as outras pessoas olham para você, a sua forma de se portar, falar e se vestir revelam que o Senhor é o Primeiro em sua vida? Deixe Deus ser o seu estilista e você vai perceber que não haverá ninguém mais belo do que você!

Modéstia não é sobre esconder seu corpo, mas sobre revelar sua dignidade.

Jéssica Rey