Sede Administrativa da Igreja Adventista do Sétimo Dia - Nordeste

Blog

Corrente do Bem [Ep. 12/Temp. 02]

“Portanto, pensem nisto: Quem sabe que deve fazer o bem e não o faz comete pecado.”
Mateus 25:21


  • Compartilhar:

Corrente do Bem

“Portanto, pensem nisto: Quem sabe que deve fazer o bem e não o faz comete pecado.”

Mateus 25:21

Um professor de Estudos Sociais faz um desafio aos seus alunos em uma de suas aulas: que eles criem algo que possa mudar o mundo. Trevor McKinney, um de seus alunos, incentivado pelo desafio do professor, cria um novo jogo, chamado “Corrente do Bem”, em que a cada favor que recebe, você retribui a três outras pessoas. Surpreendentemente, a ideia funciona, ajudando o próprio professor e também a mãe de Trevor a encontrarem um novo sentido em suas vidas. Esse é o roteiro surpreendente do filme Corrente do Bem, que marcou época no início dos anos 2000.

A Bíblia nos aconselha: “Não se canse de fazer o bem” (Gálatas 6:9). O mundo precisa de nós. Embora pareça irreal transformar o mundo todo e seja desanimador ver que em muitos aspectos o mal parece vencer o bem, não podemos desistir, podemos transformar ao menos o mundo que está a nossa volta. Deus lhe deu a capacidade de ajudar o próximo. Você pode fazer isso com seus dons, talentos, tempo e recursos e aqui vão quatro princípios sobre boas ações:

1.            Saia das quatro paredes da igreja: J. D. Greear declara que 39 dos 40 milagres do livro de Atos aconteceram fora da igreja. Deus quer muito te usar para servir, mas muito mais para salvar. Use seus dons para Deus no templo, mas também deixe-se usar por Deus para servir aos outros fora dele.

2.            Trate os outros como gostaria de ser tratado: essa é a regra de ouro, deixada por Jesus em Mateus 7:12. O mundo seria um lugar melhor se as pessoas se perguntassem com mais frequência: e se fosse comigo?

3.            Nunca faça algo de bom esperando algo em troca: muitas vezes tratamos bem o próximo não porque o amamos de forma desinteressada, mas porque almejamos o que o outro pode fazer para nós. “Se você quiser saber se o outro o ama de verdade, é só identificar se ele seria capaz de tolerar a sua inutilidade” (Pe. Fábio de Melo). Como diz a velha máxima: “faça o bem, sem olhar a quem!”

4.            Faça pouco, mas faça de todo o coração: muitas vezes achamos que o que podemos fazer é pouco e por isso deixamos de fazer. Madre Tereza disse: “o importante não é o que se dá, mas o amor com que se dá”. Deus pode pegar essa sua pequena ação e transformar em algo tão grande quanto o céu.

1.            Você já se sentiu culpado por não ajudar alguém?

2.            Se sou salvo pela fé, por que devo praticar boas ações?

3.            Em que ocasião ajudar uma pessoa pode ser prejudicial a ela? É melhor dar o peixe ou ensinar a pescar?

Se não puder fazer tudo, faça tudo o que puder! Essa foi a frase que por muitos anos encerrava uma série de comerciais, cujo slogan era “Passe Adiante”. A ideia é que os sentimentos mais belos da vida como paciência, genereosidade, integridade, compaixão, honestidade podem ser passados adiante com nosso exemplo. Analise sua vida. Quais coisas boas você fez nesses últimos sete dias? Que sentimento bom você passou adiante?

Quando você permite que Deus ocupe o trono central em sua vida, nada será mais gratificante do que servir as pessoas. Quando fazemos o bem, nós somos os mais beneficiados!

O que eu faço é uma gota no meio de um oceano. Mas sem ela, o oceano será menor.

Madre Teresa de Calcutá