Sede Administrativa da Igreja Adventista do Sétimo Dia - Nordeste

Blog

Carta Aberta [Ep. 04/Temp. 01]

Episódio 4 - Carta Aberta “Vós sois a nossa carta, escrita em nossos corações, conhecida e lida por todos os homens.” 2 Coríntios 3:2 Lá estava Pedro diante da professora. A garganta estava seca como sempre, mas sentia uma sensação diferente. Era como se aquela pequena atitude na sala tivesse despertado uma força que nunca […]


  • Compartilhar:

Episódio 4 - Carta Aberta

“Vós sois a nossa carta, escrita em nossos corações, conhecida e lida por todos os homens.”

2 Coríntios 3:2

Lá estava Pedro diante da professora. A garganta estava seca como sempre, mas sentia uma sensação diferente. Era como se aquela pequena atitude na sala tivesse despertado uma força que nunca havia experimentado antes.

Todas as lutas espirituais em que esteve envolvido, até então, foram mais as lutas de seus pais. Agora era Pedro e mais ninguém. Só podia contar com Deus e suas escolhas. O problema é que esqueceu rápido o agir de Deus em sua vida. Acreditava nEle sempre “de carona” na crença de seus pais e da comunidade religiosa em que cresceu e foi educado. Mas chegou o momento de colocar sua identidade à prova.

- Diga, Pedro, qual a sua dificuldade para vir à aula na sexta-feira à noite?

- Professora, sou Adventista do Sétimo Dia, e. – Pedro mal começou e já foi interrompido.

- Ah, já imaginava! Você é daqueles que não fazem nada no sábado, que começa na sexta. Tem uma outra menina em sua turma na mesma situação. Confesso que não concordo com nada do que ela falou, mas valorizo atitudes de coragem. Por isso, já tenho a solução. Vou lhe passar a mesma coisa que passei pra ela. Vocês farão um trabalho em substituição às aulas e avaliações.

De todas as coisas que ele poderia ficar surpreso naquela situação com a professora, a que mais lhe chamou a atenção é que a aluna adventista foi justamente a que no primeiro dia de aula foi vaiada pela turma e humilhada pelo professor.

1.            Você já foi beneficiado indiretamente com a atitude de outra pessoa? Como se sentiu?

2.            Quando está em situação de tomar alguma decisão, você pensa no benefício de outras pessoas ou apenas no próprio?

3.            Qual o significado em sua vida das palavras de Cristo em Mateus 5:14?

Pedro se sentiu envergonhado. Pensou que devia ser ele a estar na dianteira da luta em favor dos que professavam a mesma fé. Também viu que sua atitude de fugir e se esconder não estava ajudando em nada. Mas ao mesmo tempo ficou feliz por ver que Deus estava agindo na condução de sua caminhada na universidade.

O que não lhe deixava em paz era um questionamento interno que custava a se dissipar: quais deveriam ser seus próximos passos frente a essa oportunidade? Usá-la para se esconder mais ainda, ou aproveitar aquela bênção como pontapé inicial de uma nova atitude frente aos desafios? Pedro tomou coragem e disse:

- Professora, muito obrigado pela oportunidade. Gostaria de deixar registrado que não vai se arrepender. Vou lhe provar que não somos pessoas que se escondem atrás de religião para justificar a mediocridade. A senhora terá ao final do semestre os melhores trabalhos da turma.

- Bom, veremos! – retrucou a professora com tom de incredulidade.

Apesar de estar surpreso consigo mesmo, e temeroso pelo que prometeu, Pedro saiu com uma confiança incalculável. Era como se o desafio lhe animasse mais ainda. Como se não fosse a sua nota que estivesse em jogo, mas a reputação de todos os que sofriam descrédito por causa da religião. Saiu decidido a ser uma carta aberta de Cristo ao mundo, assim como sua colega de classe. [Continua...]

O homem que age não sofre.

T. S. Eliot