Sede Administrativa da Igreja Adventista do Sétimo Dia - Nordeste

Blog

Apenas Um! [Ep. 01/Temp 01]

Episódio 1 - Apenas Um! “Ninguém pode servir a dois senhores; pois odiará um e amará o outro, ou se dedicará a um e desprezará o outro.” Mateus 6:24 “Para fugir de um urso, não precisamos ser o corredor mais rápido do mundo, nós apenas temos que ser mais rápidos que o cara que está […]


  • Compartilhar:

Episódio 1 - Apenas Um!

“Ninguém pode servir a dois senhores; pois odiará um e amará o outro, ou se dedicará a um e desprezará o outro.”

Mateus 6:24

“Para fugir de um urso, não precisamos ser o corredor mais rápido do mundo, nós apenas temos que ser mais rápidos que o cara que está atrás de nós”.  Esse é o estilo de vida de muitos hoje. Eles dizem que devemos estar sempre um passo à frente; reconhecer nossos pontos fortes, conhecer as fraquezas de nossos oponentes e usar isso em nosso favor. Por quê? Porque vivemos em um mundo competitivo.

Se é verdade que nas coisas simples da vida, o mais importante não é chegar em primeiro, mas atingir seus objetivos, quando pensamos em nós e nos nossos relacionamentos, entendemos o quanto é importante o conceito do primeiro lugar. Você não deseja que sua namorada ame outra pessoa mais do que a você. Que seu filho admire mais outro pai do que você ou descobrir que aquele que você considerava como seu melhor amigo, tem outros amigos mais chegados do que você.

Aliás, qual é a coisa mais importante na sua vida? Uma pesquisa realizada em 2018, pelo Ibope, aponta o que os brasileiros consideram como os valores mais importantes da vida: família, estudos, trabalho, religião, lazer, casamento e dinheiro.

Mas, e se eu disser a você que tem alguém muito interessado em ganhar essa corrida pela atenção de nossa vida? Sim, eu estou falando de Deus. A Sua palavra revela que Ele não se conforma com o segundo lugar em nossa vida, nem ser relegado a posições inferiores. É só parar e ler textos como 1 Coríntios 10:22 e Deuteronômio 32:16-21, os quais revelam que Deus tem ciúmes de nós ou olhar com um pouco mais de atenção ao primeiro mandamento: “Não terás outros deuses diante de mim” (Êxodo 20:3).

A vida revela que há muitas coisas que competem com Deus pela nossa atenção: pessoas que amamos; nossos prazeres prediletos; divertimentos; nossos bens; o conforto que nos cerca e muitas outras coisas que colocamos acima de Deus. Como disse Timothy Keller:“se você ama algo mais do que Deus, esse algo o possuí”.

1.            Você já ficou em 2º lugar alguma vez? Se sim, qual foi a sensação?

2.            Por prioridade, destaque os três itens mais importantes para você dentre os seguintes: dinheiro, casamento, lazer, religião, trabalho, estudos, família, Deus.

3.            Na sua opinião, quais são as coisas que mais competem com Deus para ter o controle de nossa vida?

Aquilo que ocupar o primeiro lugar em sua vida determinará a maneira como você vive. Nem eu nem você somos exceção à regra. Você sempre investirá seu tempo, dinheiro e energia naquilo que for o primeiro para você! Lee J. Colan disse certa vez: “A coisa mais importante na vida é decidir o que é mais importante.”

Você consegue se imaginar em uma corrida em que quando você está na largada, ao olhar para o lado, você encontra Deus também pronto para correr? A sua vida é assim. A pergunta final é: você irá correr mais do que Deus, deixando-O para trás, e quando estiver no pódio, desejaria ver o Senhor em segundo lugar? Ou vai entender que para você ganhar o melhor prêmio, Ele é quem precisa ser o primeiro.

Lembre-se: essa corrida é a sua vida e apenas um pode ter o controle.

Nos próximos episódios, veremos com mais detalhes muitas coisas que querem tomar o lugar de Deus em nossa vida e o que eu tenho que fazer para que Ele nunca deixe de ser O Primeiro!

Ou seremos controlados por Satanás, ou pelo “eu”, ou por Deus. O controle de Satanás é escravidão. O controle do “eu” é soberba. O controle de Deus é vitória.

Agostinho