Sede Administrativa da Igreja Adventista do Sétimo Dia - Nordeste

Blog

Água e Óleo [Ep. 03/Temp. 01]

“Não se amoldem ao padrão deste mundo, mas transformem-se pela renovação da sua mente, para que sejam capazes de experimentar e comprovar a boa, agradável e perfeita vontade de Deus.” Romanos 12:2 Foi um início conturbado. Não por estar metido em complicações por causa de sua fé, mas porque internamente estava difícil suportar o conflito […]


  • Compartilhar:

“Não se amoldem ao padrão deste mundo, mas transformem-se pela renovação da sua mente, para que sejam capazes de experimentar e comprovar a boa, agradável e perfeita vontade de Deus.”

Romanos 12:2

Foi um início conturbado. Não por estar metido em complicações por causa de sua fé, mas porque internamente estava difícil suportar o conflito “quem sou” versus “quem estou sendo”. Estava tranquilo pela rápida e fácil adaptação ao universo acadêmico, mas estava triste por não estar fazendo alguma coisa em defesa de sua fé. Vivia como se fosse igual a todos os que lhe rodeavam. No máximo, esquivava-se dos convites às festas e encontros ilícitos com desculpas que passavam longe da verdade de que era um cristão.

Um belo dia, a coordenadora do curso interrompe a aula anunciando que haveria uma alteração na grade de horários das disciplinas, de forma que aquela mesma disciplina, cuja aula foi interrompida, seria transferida para a sexta-feira à noite. A professora se viu motivada a perguntar se alguém visualizava alguma dificuldade com essa mudança. Pedro se viu numa condição apertada: falar significava revelar sua verdadeira identidade; não falar caracterizaria, para ele, o quanto estava submisso ao padrão imposto pelo mundo.

Seus poros nunca transferiram tanto líquido para fora do corpo. Tomou toda a água de sua garrafa quase que em um só gole. Não adiantou. A garganta parecia estar mais seca. Como num piscar de olhos, percebeu que sua mão estava levantada. Tentou baixá-la, mas era tarde demais. Naquele momento percebeu que sua convicção falou mais alto que sua máscara, e a coordenadora já estava esperando sua resposta juntamente com a professora e toda a turma.

1.            Diante de uma situação conflitante, como a de defender sua fé ou adaptar-se ao meio, o que você escolhe naturalmente?

2.            O que o leva a ter medo de expor suas convicções religiosas?

3.            Que garantias bíblica, social e política um cristão têm a favor de sua fé?

- Senhor, agora é contigo. Ou vai, ou racha! – Pedro pensou tão alto, que o colega da frente olhou com estranheza, deixando escapar um gemido de interrogação.

- Professora, tenho dificuldade de vir assistir às aulas na sexta-feira nesse horário.

- Mais alguém? – questionou a coordenadora como se aquela fosse a coisa mais simples do mundo. O silêncio que tomou conta do ambiente foi logo quebrado pela professora, que disse:

- Então, Pedro, como é só você, por favor, procure-me depois da aula para resolvermos sua situação em particular.

Pedro ficou aliviado por não ter que se expor diante da turma. Apenas teria que reunir bons argumentos para convencer a professora de que sua impossibilidade era suficientemente justa.

Não conseguiu mais se concentrar no resto da aula. Sua mente começou a entrar em ebulição por um conflito interno sem precedentes. Sua declaração diante de todos não causou qualquer efeito negativo. Também, pudera, ele não falou nada que indicasse que seu impedimento era por causa de religião. Mas por que tanto sofrimento? Talvez, muito do que ele sentia era baseado em uma leitura errada de seu meio. [Continua...]

Cada vez que você faz uma opção está transformando sua essência em alguma coisa um pouco diferente do que era antes.

C.S. Lewis