Sede Administrativa da Igreja Adventista do Sétimo Dia - Nordeste

Blog

Acumuladores [Ep. 05/Temp. 02]

Episódio 5 – Acumuladores “Vocês foram comprados por alto preço. Portanto, glorifiquem a Deus com o seu próprio corpo.” I Coríntios 6:20 Você com certeza já ouviu falar deles. Eles parecem pessoas comuns, mas fazem de suas casas cofres que guardam tesouros absurdos: coleções de objetos inúteis, velhos utensílios, enfeites de natal, jornais, e até […]


  • Compartilhar:

Episódio 5 – Acumuladores

“Vocês foram comprados por alto preço. Portanto, glorifiquem a Deus com o seu próprio corpo.”

I Coríntios 6:20

Você com certeza já ouviu falar deles. Eles parecem pessoas comuns, mas fazem de suas casas cofres que guardam tesouros absurdos: coleções de objetos inúteis, velhos utensílios, enfeites de natal, jornais, e até anéis de latas de refrigerante. São acumuladores compulsivos. Uma característica da acumulação é a desordem e, em alguns casos, a sujeira. O acumulador enche sua casa de coisas, a tal ponto que é impossível encontrar um lugar para tudo.

É claro que para a grande maioria das pessoas essa não é a realidade. Elas gostam de ter a sua casa arrumada, limpa, perfumada e principalmente quando vão receber uma visita importante. Agora, o que nos espanta é que a Bíblia declara que o nosso corpo também é uma casa. Mais do que isso, o nosso corpo é um templo, e que quem deseja nos visitar todos os dias é o Espírito Santo (I Coríntios 6:19).

Falemos, então, do nosso corpo. Essa máquina fantástica. Goste dele ou não, a Bíblia ensina que o seu corpo foi criado por Deus. Mais do que isso, você foi criado à imagem e semelhança de Deus (Gênesis 1:27) e que, agora, o sonho dEle é que você cuide do seu corpo e que tenha muita saúde (III João 2). Aliás, saúde e felicidade estão intimamente ligados. Schopenhauer disse que “em geral, nove décimos da nossa felicidade baseiam-se exclusivamente na saúde. Com ela, tudo se transforma em fonte de prazer”.

1.            Se muito em breve Jesus irá voltar e transformar o nosso corpo, por que precisamos hoje cuidar da nossa saúde?

2.            Ar puro, luz solar, nutrição, temperança, água, exercício, descanso e confiança em Deus. Dos 8 remédios naturais, qual é o mais difícil de seguir?

3.            É dito que ansiedade é o excesso de futuro, a depressão é o excesso de passado e o estresse é o excesso de presente. Como ajudar pessoas que estão passando por uma dessas 3 dificuldades?

Você quer viver muito? Vários estudos hoje demonstram que a longevidade depende, em grande parte, do seu estilo de vida. E esse estilo de vida depende de como você dorme, das substâncias que você introduz em seu organismo, da sua atividade física, da sua relação com o trabalho, de como você pensa e da sua alimentação. Aliás, falando em alimentação, segundo um estudo da Global Burden of Disease que envolveu mais de 1.800 cientistas, foi descoberto que comer mal mata mais do que fumar. Uau! O que você está acumulando neste seu corpo todos os dias? Lembre-se sempre disto: se você acumular muita bagunça em seu corpo e na sua mente, não haverá lugar para o Espírito em seu templo.

Já foi dito que “os homens perdem a saúde para juntar dinheiro e depois perdem o dinheiro para recuperar a saúde. Por pensarem ansiosamente no futuro, esquecem o presente, de tal forma que acabam por nem viver no presente nem no futuro”. Mas, ao contrário disso, Jesus nos ensina que Ele veio para que tivéssemos vida, e vida em abundância (João 10:10). A vida que Deus deseja pra você é uma vida plena, perfeita e de muita saúde.

Deus lhe deu um lindo corpo, mas nunca esqueça que ele não é seu. Ele pertence ao seu Criador, e você pode glorificar ou desonrar a Ele com o cuidado que você tem. Quando você cuida do seu corpo como de fato ele é, um santuário, você está dizendo para o Universo, que o titulo de Top of Mind pertence a Deus.

O corpo deve ser servo da mente, e não a mente ser serva do corpo.

Ellen G. White