Sede Administrativa da Igreja Adventista do Sétimo Dia - Nordeste

Blog

A Resistência [Ep.12/Temp.03]

“[...] o povo que conhece o seu Deus resistirá com firmeza.”
Daniel 11:32


  • Compartilhar:

A Resistência

“[...] o povo que conhece o seu Deus resistirá com firmeza.”

Daniel 11:32

O ser celestial que falara com Daniel no rio Tigre continuou a explicar-lhe o destino da humanidade. Mas antes de falar do futuro, ele recorda por um breve instante seu passado: “no primeiro ano de Dario, rei dos medos, ajudei-o e dei-lhe apoio” (Daniel 11:1). O primeiro ano de Dario nos leva de volta ao capítulo nove do livro do profeta Daniel. É lá que está registrada a mais longa das sete orações de todo o livro. Foi um tempo angustiante para o profeta, e ele nem sabia que Miguel estava dando cobertura a Gabriel em sua missão. Ao que parece, tudo que aconteceu com o homem de Deus foi acompanhado de perto pelo comandante do exército do Céu.

Agora, estranhamente, há um completo silêncio do profeta Daniel por todo capítulo 11. A única voz ouvida é do anjo que lhe explica o destino da humanidade. Daniel, que tantas vezes dirigiu suas preces ao Céu em longos e agonizantes momentos de oração, agora se encolhe em sua finitude para ouvir os decretos de Deus sobre o destino da humanidade. O homem que aprende a orar, também precisa aprender a ouvir. Ouvir não o que deseja, apenas. Ouvir não apenas o que interessa à sua própria existência. Ouvir para propagar para o mundo o plano de Deus para os habitantes de toda a Terra.

O anjo Gabriel passa a falar com Daniel sobre inúmeros conflitos que se seguirão. Guerras persas, campanhas gregas de conquista, conflitos internos nas áreas de domínio grego e até mesmo as batalhas romanas e guerras ideológicas do tempo do fim. Mas a nota tônica deste discurso, sem dúvidas, é que “o povo que conhece o seu Deus resistirá com firmeza” (Daniel 11: 32).

É claro que o profeta se preocupava com as futuras gerações que carregariam o nome do Eterno. Em meio a tantas guerras e conflitos, enquanto o engano e a violência se alastravam por cada recanto de nosso planeta, como uma geração fiel a Deus poderia sobreviver? Ele mesmo havia presenciado muitos negarem sua fé durante o exílio. Viu pessoas que ele nunca imaginou cometendo sacrilégios contra Deus para evitar a dor e o sofrimento. A garantia do anjo de que sempre haveria um remanescente era como uma canção que aquietaria seu coração agitado. O nome do Senhor permaneceria guardado entre os fiéis das futuras gerações.

1.            O que você sente ao saber que, mesmo sendo tão pequeno, o Céu tem total interesse em sua vida?

2.            O que podemos fazer para ouvir a voz de Deus para nós através das Sagradas Escrituras?

3.            A Escritura diz: “o povo que conhece o seu Deus resistirá com firmeza” Daniel 11: 32. Como podemos ter certeza de que conhecemos a Deus e somos conhecidos por Ele?

A cada geração, a fidelidade a Deus tem sido preservada no coração de jovens, adultos, crianças e velhos. A maior parte deles passou por situações traumáticas. Viveram seu exílio pessoal ou coletivo. Enfrentaram suas fornalhas e covas de leões. O silêncio de Daniel demonstra que há tempo de falar e tempo de ouvir. E o tempo de ouvir se torna ainda mais significativo se estivermos ouvindo as palavras do Céu.

O silêncio é a oração dos sábios.

Augusto Cury