Sede Administrativa da Igreja Adventista do Sétimo Dia - Nordeste

Blog

A Rejeição do Herói [Ep. 04/Temp. 01]

Ao assumir a natureza humana, Cristo, nosso Herói, propõe que Sua vitória ocorreria na Sua humanidade. Ele não utilizou Sua divindade para vencer, diferente da ficção em que os super-heróis usam os seus superpoderes. E Sua primeira prova foi a rejeição dos Seus. Na Sua chegada, o início do evangelho que conta Sua saga, já […]


  • Compartilhar:

Ao assumir a natureza humana, Cristo, nosso Herói, propõe que Sua vitória ocorreria na Sua humanidade. Ele não utilizou Sua divindade para vencer, diferente da ficção em que os super-heróis usam os seus superpoderes. E Sua primeira prova foi a rejeição dos Seus. Na Sua chegada, o início do evangelho que conta Sua saga, já apresenta Sua rejeição. Ser rejeitado é uma das piores sensações, principalmente quando a rejeição ocorre sem que haja conhecimento ou razão da pessoa rejeitada. O Herói foi rejeitado antes de iniciar Sua missão. Ao nascer não encontrou um lugar, sendo o dono de todos os lugares por direito. Esse paradoxo é impressionante.

O inimigo do Herói preparou o cenário e contexto do mundo para rejeitar o nosso Salvador. Mas o foco e o desejo de salvar eram maiores que as circunstâncias desfavoráveis que o Salvador enfretara. O Seu ânimo não foi abatido. Nasceu em uma manjedoura, mas Sua origem não interferiria no cumprimento da missão. Um anjo anunciou Sua vinda e o Céu se encarregou de Sua recepção à terra. “Glória Deus nas alturas, paz na terra, boa vontade para com os homens” (Lucas 2:14).

É percebido que o que seria um grande ultraje e decepção, a providência divina transformou em um sinal identificador. O especialista em transformar maldição em benção entra em ação. Com isso, Deus sinalizava que o Herói na forma humana não estaria sozinho. Tornando o local do nascimento como um sinal de que o Herói havia nascido semelhante e entre os homens. “E isto vos será por sinal: Achareis o menino envolto em panos, e deitado em uma manjedoura” (Lucas 2:12).

1. Pense na rejeição experimentada pelo Salvador logo no nascimento, de que maneira se repete hoje?

2. Leia Miqueias 5:2 e fale da importância dessa profecia para os que aguardavam o Salvador. E na sua opinião, por que os que mais conheciam essa profecia foram os que mais O rejeitaram?

3. Em que sentido o Salvador do mundo poderia ser derrotado antes de cumprir Sua missão?

Estava claro que a missão do Herói não seria simples, nem tão pouco fácil, além do mais não dependeria apenas dEle, mas dos que seriam beneficiados e da ação de destruí-lo.

E na próxima semana veremos que, logo depois do Seu nascimento entre os animais, uma implacável perseguição foi estabelecida contra Ele, mas nosso Herói abraçou Sua missão. Ele não fugiu da raia.

O amor encontrará o caminho, a indiferença encontrará uma desculpa.

Anônimo