Sede Administrativa da Igreja Adventista do Sétimo Dia - Nordeste

Blog

A Luta [Ep. 11/Temp. 3]

“Jacó, porém, ficou só; e lutou com ele um homem, até que a alva subiu.” Gênesis 32:24 Aquela não foi uma noite fácil. Pedro já se encontrava na alta madrugada, mas ainda o sono custava a chegar. Estava com raiva. Gemia para não acordar seus pais com os gritos que vinham de sua alma. Perguntava […]


  • Compartilhar:

“Jacó, porém, ficou só; e lutou com ele um homem, até que a alva subiu.”

Gênesis 32:24

Aquela não foi uma noite fácil. Pedro já se encontrava na alta madrugada, mas ainda o sono custava a chegar. Estava com raiva. Gemia para não acordar seus pais com os gritos que vinham de sua alma. Perguntava a Deus no mesmo tom que imaginava ter falado Jó, em face de seu sofrimento sem explicação. Horas antes, Pedro foi chamado à sala dos professores da universidade. Seu desempenho acadêmico tinha chamado a atenção de vários professores, e a mais aclamada o chamou para lhe fazer uma proposta irrecusável.

- Pedro, estou encantada com sua forma de raciocínio e exposição dos conteúdos aprendidos. Você se destaca dos demais nas produções acadêmicas. Não se atém a replicar com suas palavras o que já está disposto sobre o assunto, mas também se aventura a propor suas próprias descobertas.

- Obrigado, professora! – O orgulho de Pedro sempre vinha acompanhado do pensamento de agradecimento a Deus, pois sabia que se havia algum sucesso em sua vida, era proveniente de uma dádiva divina.

- Bom, não vou ficar mais rasgando seda – A professora fechou o caderno que estava diante de si para olhar nos olhos de Pedro – Meu amigo, tenho uma proposta a lhe fazer...

Em linhas gerais, a professora lhe ofereceu uma bolsa de estudos de valor considerável e a participação em seu seleto grupo de estudos, cujo envolvimento significava status, garantia de vida longa no mundo acadêmico e boas recompensas materiais dos concursos e produções literárias em que aquele grupo estava inserido. Os olhos de Pedro só pararam de brilhar quando ouviu que a proposta só se concretizaria se ele abandonasse sua vida religiosa.

1.            Para você, quais os maiores motivos que levam as pessoas a fazerem escolhas contrárias à vontade de Deus?

2.            Leia Mateus 6:21 e compartilhe com o grupo onde mais você tem depositado seu tesouro.

3.            Em momentos de aflição, explique porque é útil buscar a Deus? E quando a resposta dEle é o silêncio, o que fazer?

- Pode ficar com seu Deus. Suas convicções não me interessam, mas preciso de você em dedicação exclusiva, por isso não posso admitir liberação para coisas de religião. Sei que você é adventista e por isso quis conversar pessoalmente. Peça uma autorização ao seu pastor ou fale com seus pais para que o sábado não seja empecilho. Nossas principais reuniões são aos sábados e comigo não há negociação, pois essa é uma oportunidade que muitos estão invejando.

- Professora, antes de qualquer coisa, muito obrigado pela oportunidade. Mas não guardo o sábado porque é coisa de igreja, família, ou costume de vida, mas um ato de obediência a Deus. Desculpe, mas se não houver uma ordem direta dEle, não vou abrir mão mesmo diante da proposta mais encantadora.

Com o dedo levantado, aquela renomada professora falou em tom de profecia que ele nunca teria sucesso acadêmico enquanto seguisse aquele caminho de fé. Aquilo partiu seu coração ao meio. Pensou que era possível viver nos dois universos sem nunca ter que colocar em xeque um dos dois. Naquela noite, voltou para casa decidido a brigar com Deus.

- Para que tudo isso? – Ele se perguntava – O Senhor prometeu que se fôssemos fiéis no pouco, iríamos ser recompensados. O que fiz de errado? Sonhei com aquela oportunidade. O que o Senhor diz pra mim? Onde está o Senhor agora?

O sono chegou pela fadiga da tristeza. No outro dia, com os olhos inchados, acordou com uma sensação estranha de tranquilidade, e com um pensamento na cabeça: “A verdadeira fé se prova na dificuldade”. [Continua...]

A fidelidade não é simples troca de favores ou simples gratidão, mas resultado ou reconhecimento da soberania daquele a quem devo ser fiel.

Alejandro Bullón