Sede Administrativa da Igreja Adventista do Sétimo Dia - Nordeste

Blog

A Lógica do Herói [Ep. 10/Temp. 03]

A SAGA DO HERÓI Episódio 10-  A Lógica do Herói “Eu é que preciso ser batizado por ti, e tu vens a mim?.” Mateus 3:14.             Nosso herói escolheu adotar a lógica de Deus. Nela sua vontade estaria subordinada, e nela o seu poder estaria ancorado. Chega o momento do herói cumprir a vontade do […]


  • Compartilhar:

A SAGA DO HERÓI

Episódio 10-  A Lógica do Herói

Eu é que preciso ser batizado por ti, e tu vens a mim?.” Mateus 3:14.

            Nosso herói escolheu adotar a lógica de Deus. Nela sua vontade estaria subordinada, e nela o seu poder estaria ancorado. Chega o momento do herói cumprir a vontade do pai. Lembrando que  embora sendo Deus em essência, venceu e viveu como homem pleno. Ao se aproximar de João Batista, o seu precussor, feriu a lógica a tal ponto do próprio João batista recusar e procurar convencê-lo do contrário. “Ele, porém o dissuadia, dizendo: Eu é que preciso ser batizado por ti, e tu vens a mim? (Mateus 3:14).

            É muito legal vê a humanidade estampada nesse cenário do herói com seu percussor João batista em outras palavras diz: “Você que é nosso herói”. Não tinha lógica o plano de salvação do herói. E a resposta de Cristo frente a recusa traz algo fantástico para aprendermos para nossa vida. “Assim, nos convém cumprir toda a justiça. Então, ele o admitiu”. (Mateus 3:15). Cristo mostra como venceria, aceitando a vontade de Deus, mesmo sem compreender na lógica humana. Escuta uma coisa: “A lógica do homem, não é a lógica de Deus.  O herói acata os planos de Deus, e essa constituiu sua maior tentação. 

            Esse plano começa a se estampar ao sair da água e ouvi uma das mais emblemáticas declarações vinda do céu: “ Este é o meu filho amado, em quem me comprazo”. (Mateus 3:17). Sem margem de dúvidas, se utilizando de uma demonstração pública nosso herói é apresentado ao mundo. Acabou o mistério. Na ficção os falsos heróis se escondem em seus disfarces, como o  Superman com seus óculos e roupas comuns. Nosso herói verdadeiro é revelado ao mundo sob a aprovação e demonstração inequívoca de Deus Pai. O Herói é então revelado a vista de todos.

PAUSE

  1. Por que é tão fácil obedecer e viver sob a própria lógica e vontade própria? Em que sentido nesse momento rejeitamos a Deus como Deus?
  2. Leia Isaías 55:8 e 9, e descreva porque é importante termos fé para discernir e esperar o desenrolar dos planos de Deus?
  3. Você teria confiança em partilhar alguma decisão que veio como resultado de não esperar Deus agir? Qual foi a consequência?

Notem que a execução da vontade de Deus está subordinada a escolha humana. “Seja feita a sua vontade” deve ser uma escolha e não meramente uma reza que vem de um costume religioso. Significa estarmos disposto que a tornarmos a vontade de Deus como soberana e acima da nossa. Pecado não é apenas fazer o que não consiste a vontade de Deus, mas fazer mesmo o que é certo independente dEle.  No próximo episódio nosso herói estaria preparado para o seu maior desafio, pois ele estará frente a frente com o seu inimigo. Ele será severamente provado. Será que cederá?

DESAFIO PRÁTICO- DESAFIE O SEU #PGMYSTYLE A INICIAREM UMA CORRENTE DE ORAÇÃO PEDINDO PARA QUE DE FATO ACEITARMOS O QUE NÃO PODEMOS ENTENDER. E CONVIDE A GALERA A SUBJUGAR SUA VONTADE AO SENHOR.

APENAS SUPERANDO A LÓGICA É QUE SE PODE PENSAR EM JUSTIÇA.

GUIMARÃES ROSA