Sede Administrativa da Igreja Adventista do Sétimo Dia - Nordeste

Blog

A Ilha [Ep. 06] Cordeiro e Leão

O capítulo cinco contém, sem dúvidas, uma das cenas mais emocionantes do Apocalipse. João está na sala do trono e vê na mão direita do Pai um livro com sete selos que ninguém é digno de abrir. A partir desse momento João começa a chorar desesperadamente. Mas, espere! É só um livro fechado. Por que […]


  • Compartilhar:

O capítulo cinco contém, sem dúvidas, uma das cenas mais emocionantes do Apocalipse. João está na sala do trono e vê na mão direita do Pai um livro com sete selos que ninguém é digno de abrir. A partir desse momento João começa a chorar desesperadamente. Mas, espere! É só um livro fechado. Por que tanto drama? O que esse livro representa, afinal? A resposta pode estar em detalhes do cotidiano daqueles tempos.

Leia Jeremias 32: 9-14 e você vai perceber o que um rolo selado representa: um documento, muito provavelmente, uma escritura de posse. Nesse caso, o rolo selado nas mãos do que se assenta no trono do universo representa o documento de posse da terra.

Agora o motivo do desespero de João começa a fazer sentido. Se ninguém pode tomar para si o documento selado, significa que a Terra não tem um dono, ninguém pode cuidar dela. É por isso que ela se encontra nesse caos. A Terra, que havia sido dada a Adão, foi invadida por um inimigo e ilhada do seu Criador. Segundo a Lei judaica, apenas um parente próximo poderia resgatar a propriedade perdida (leia Lv 25:23-25). Mas não havia ninguém (Ap 5: 3) que pudesse resgatar o documento e recuperar a posse da terra. Foi então que um dos anciãos lhe disse: “o Leão da tribo de Judá [...] venceu para abrir o livro” (v. 5). Porém, ao olhar para o trono, não foi um Leão que João viu, mas um “Cordeiro, comotendo sido morto” (v. 6). Este Cordeiro, pagou o preço pela Terra. Ele é digno porque morreu e comprou com seu sangue a Terra e os seus habitantes (v. 9). A esperança é renovada através de um cordeiro que morreu para resgatar a Terra, lutando como um leão feroz pela salvação da humanidade. João agora pode enxugar as suas lágrimas. A terra não está abandonada. Ela tem um dono. Ele pode celebrar pois tem alguém que morreu como um cordeiro e lutou como um leão para que este planeta não fosse uma ilha isolada do restante do universo. Alguém que se interessou por nós e vai fazer dos oprimidos habitantes da terra, reis e sacerdotes por toda eternidade.

1. Você já se sentiu abandonado por Deus? Como a mensagem de Apocalipse 5 pode te ajudar a se sentir melhor?

2. Na nossa pregação corremos o risco de apresentarmos Jesus apenas como o manso Cordeiro ou como o Leão feroz. Por que é importante equilibrar as duas visões? Quais os riscos de mostrar Jesus apenas como Cordeiro ou como Leão?

3. Pessoas se sentem abandonadas e desesperadas em vários lugares, assim como João. O que nosso #pgmystyle está fazendo ou vai fazer para ajudá-las?

“O quinto capítulo do Apocalipse precisa ser detidamente estudado. Ele é da maior importância para os que haverão de participar da obra de Deus nestes últimos dias” (Ellen White, Testemunhos Seletos, vol.3, p. 414). O capítulo cinco da Revelação de Cristo é de suma importância porque mostra para nós que não estamos abandonados, que não somos órfãos de Deus. Contudo, se não estamos abandonados, o que dizer daqueles que morreram em nome do evangelho? É isso que descobriremos na próxima semana.

Desafio Prático:

Essa semana junte seu #pgmystyle e visite um lar de crianças órfãs. Leve pra elas conforto, alegria e esperança.

O mundo não O pode conter; Universidades não O podem explicar; Circunstâncias não O podem parar; Prisões não O podem deter. Porque Ele venceu! Parlamentos não O podem depor; Exércitos não O podem vencer; Suplicantes não O podem esgotar; Líricas não O podem completar. Porque Ele venceu! Historiadores não O podem apagar; Skinheads não O podem desfigurar; O Islã não O pode destituir; Papas não O podem substituir. Porque Ele venceu! Filósofos não O podem ignorar; Adolescentes não O podem aborrecer; Anjos adoram-nO com prazer. Porque Ele venceu! O tempo não O pode diminuir; A morte não O pôde liquidar. Porque Ele venceu!

Dwight Moody