Sede Administrativa da Igreja Adventista do Sétimo Dia - Nordeste

Blog

A Ilha [Ep. 05] Abdução

Uma nova experiência aguardava João. Por alguns instantes ele deixaria a ilha. Seu destino não era o continente, era a própria sala do trono divino. Entrando na sala do trono, João vê cenas que intercalam diálogos e músicas. Uma peça dividida em cinco atos, nos quais cada parte do drama é seguida por uma canção. […]


  • Compartilhar:

Uma nova experiência aguardava João. Por alguns instantes ele deixaria a ilha. Seu destino não era o continente, era a própria sala do trono divino. Entrando na sala do trono, João vê cenas que intercalam diálogos e músicas. Uma peça dividida em cinco atos, nos quais cada parte do drama é seguida por uma canção. Na meditação matinal intitulada O evangelho de Patmos, Jon Paulien registra estas músicas sensacionais e seus propósitos: (1) em Apocalipse 4:8, os quatro animais dirigem o seu hino para “Aquele que Se assenta no trono”, presumivelmente, o Pai; (2) em 4:11, os 24 anciãos louvam a Deus pela Sua ação na criação; (3) em 5:9 e 10, os quatro animais e os 24 anciãos louvam, juntos, o Cordeiro pela Sua morte na cruz; (4) em 5:12, incontáveis anjos juntam-se a eles num coro de louvor ao Cordeiro; (5) por fim, em 5:13-14, Aquele que Se senta no trono e o Cordeiro recebem, juntos, louvores, enquanto o Universo inteiro oferece uma única harmonia de louvor. O último dos cinco hinos é o clímax.

Alguns detalhes aqui merecem a nossa atenção. As duas primeiras canções são dedicadas ao Pai, as duas seguintes ao Cordeiro e a última é um louvor a ambos. Também percebemos a progressão da quantidade de seres envolvidas no louvor: a primeira canção é entoada por um quarteto (Ap 4:8); a segunda, por um grupo masculino de vinte e quatro vozes (Ap. 4:11); na terceira, temos a junção do grupo com o quarteto (Ap. 5: 9-10); na quarta, eles são acompanhados por um coral de anjos (Ap 5:12); a última canção é interpretada por todos os seres do universo. Um verdadeiro espetáculo!

 Toda a sequência de Apocalipse 4 e 5 move-se para o grande clímax em que o Cordeiro Se junta ao Pai no trono, mostrando que aquele que cuida da igreja, é o mesmo que reina sobre as centenas de bilhões de galáxias espalhadas pelo universo.

1. Qual música faz você lembrar da soberania de Deus em sua vida? Você poderia cantar um trechinho?

2. É fato que Cristo senta-se no trono do universo e reina. O que impede que ele reine soberano em meu coração?

3. Todos os seres no universo anunciam a vitória do Cordeiro e a sua soberania. O que o nosso #pgmystyle está fazendo ou pode fazer para anunciar isto aos perdidos?

A igreja parecia estar sob ameaça e isso incomodava João. Jesus veio a Patmos e lhe assegurou que cuidava da igreja. Só que a visão não terminava ali. Se terminasse, João entenderia apenas a soberania de Cristo sobre a igreja. O domínio de Cristo ia além. Ele se estendia por todo o universo. Na ilha, João vê Jesus caminhando entre os castiçais. Na sala do trono, João vê Jesus sentado no trono e regendo todo o universo. Mas ainda assim, ele chora desesperadamente (Ap 5: 4). Qual a razão do seu clamor? É o que estamos prestes a descobrir no próximo episódio de “A Ilha”. Você está preparado?

Desafio Prático:

Junte o seu #pgmystyle e faça uma serenata para um irmão que esteja afastado ou sofrendo.

“Um lugar em pé diante do trono, no Céu, é a consequência de ter estado sempre de joelhos, diante do trono, na terra

Dwight Moody