Sede Administrativa da Igreja Adventista do Sétimo Dia - Nordeste

Blog

A Ilha [Ep. 02] A Invasão

“Patmos, uma ilha árida e rochosa no mar Egeu, havia sido escolhida pelo governo romano para banimento de criminosos; mas para o servo de Deus, sua solitária habitação tornou-se a porta do Céu” (Atos dos Apóstolo, p. 319). Foi quando João se encontrava no auge da sua solidão, longe de tudo e de todos que […]


  • Compartilhar:

“Patmos, uma ilha árida e rochosa no mar Egeu, havia sido escolhida pelo governo romano para banimento de criminosos; mas para o servo de Deus, sua solitária habitação tornou-se a porta do Céu” (Atos dos Apóstolo, p. 319). Foi quando João se encontrava no auge da sua solidão, longe de tudo e de todos que ele amava, cheio de interrogações em sua mente que o Senhor lhe apareceu. Era chegada a hora daquele que disse “nunca te deixarei” (Hb 13:5) trazer uma nova revelação ao mundo. O mar revolto de Patmos não pôde conter Aquele que caminhava sobre as águas.

Na ilha-cativeiro, João recebeu um visitante desautorizado pelo império. Mas Aquele que agora adentrava a ilha não precisava de autorização da guarda romana, uma vez que era o soberano dos reis da Terra (v.5). Foi o criador das galáxias e das ilhas que apareceu a ele. O próprio Jesus, a Fiel Testemunha (v. 5), o Primogênito dos mortos (v. 5) o Alfa e Ômega (v. 8), o Todo Poderoso (v. 8). Sua voz era como a de uma trombeta (v.10) e seus olhos como chama de fogo (v. 14).

Muitos pensam que o Apocalipse é um livro sobre estruturas religiosas, bestas, ou 666. Quando pensamos no Apocalipse imaginamos feras, dragões, anjos, cavaleiros e coisas do tipo. Essa é apenas meia verdade. Outra meia verdade na qual costumamos acreditar é que o Apocalipse é um livro sobre o futuro. O Apocalipse não é um livro sobre feras, anjos ou 666. Estas figuras são coadjuvantes. Tampouco esse é um livro sobre o futuro. O futuro é apenas parte da história. O Apocalipse é um livro sobre Jesus. Duvida? Veja quais são as palavras iniciais: “Revelação de Jesus Cristo”.

1. O Apocalipse te assusta?  Por quê?

2. Na sua opinião, quais os riscos de estudar o livro do Apocalipse apenas para conhecer as profecias sobre bestas, 666 e coisas do tipo, e não para conhecer Jesus? O que seria do Apocalipse sem Jesus?

3.  Por que o livro do Apocalipse é tão impopular em nossos dias? O que podemos fazer para mudar a visão que as pessoas têm sobre o livro da Revelação de Jesus Cristo?

Como disse Jon Paulien, “Se tudo o que soubéssemos acerca de Jesus fosse apenas o que vem dos Evangelhos, perderíamos algo importante. O Apocalipse ‘desvenda’ Jesus de Nazaré.

Mostra-nos que Ele já não é apenas um ser humano vindo de Nazaré, mas Aquele que senta-se no trono no Céu e que governa o Universo inteiro. Se não tivéssemos o livro do Apocalipse, não teríamos uma imagem completa de quem Jesus é”.

A visita inesperada do Filho de Deus se deu em um dia especial. Era um sábado. Por que isso é importante para a compreensão do livro? É isso que você vai ver no próximo episódio de “A Ilha”.

Desafio Prático:

Grave um vídeo e poste em suas redes sociais falando quem Jesus é para você!

 “O Apocalipse não é apenas um livro de profecias, mas a revelação do amor e do cuidado de Deus

Erton Köller